![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/08/4call_center_edit.jpg)
A área de Contact Centers na Europa
Cerca de milhões de pessoas trabalhavam em Contact Centers na Europa. Os números, do estudo “European Contact Center Benchmark Platform”, são referentes a mais de 35 000 centros de contacto em 30 países europeus no ano de 2013.
Em 2013, existiam mais de 35 000 centros de contacto, com uma média de 78 posições, que empregavam 3,7 milhões de pessoas em 30 países europeus, de acordo com o recente Estudo European Contact Center Benchmark Platform Whitebook 2013, patrocinado pela Altitude Software, empresa de soluções de software para gestão unificada de interacções em centros de contacto.
O estudo – cujo objectivo é procura retratar, a partir de inquéritos das associações nacionais de centros de contacto, e de dados e informação disponível publicamente, este sector económico – projecta ainda uma taxa de crescimento médio anual do emprego de 4,4% na Europa durante a próxima década.
O relatório estima também que os serviços de Outsourcing representaram 20% da actividade dos centros de contacto na Europa, enquanto as operações inbound representarão 75%.