A diversidade como impulsionador da competitividade e a inovação

Num contexto de incerteza como o que vivemos actualmente, a inovação é um dos mecanismos essenciais para manter a competitividade de qualquer empresa ou organização e da nossa sociedade.

Por Pilar Torres, chefe do Sector Público da Amazon Web Services Ibéria

Clientes e cidadãos procuram novos serviços e experiências que se adaptem à situação e o impulso da inovação é a forma de responder a estas necessidades.
Para acelerar este processo e continuar a ser relevante para os seus clientes, as empresas devem apostar numa força de trabalho diversificada. Ter à disposição uma equipa variada confere às organizações uma melhor compreensão das necessidades dos clientes e é fundamental para impulsionar novas ideias e acelerar o processo de inovação. Ao considerar mais vozes e mais pontos de vista, os processos criativos são enriquecidos, originando ideias que não teriam surgido anteriormente em grupos não diversificados. As melhores ideias surgem de diferentes perspectivas.

Quando falamos de diversidade, estamos, evidentemente, a referirmo-nos a género, mas também a muitas outras dimensões diversas, incluindo raça, etnia, idade, capacidade física e mental, orientação sexual, crenças religiosas, cultura, língua ou educação, bem como experiência profissional e de vida. A chave e o desafio para os gestores de pessoas e empresas é identificar quais são as necessidades da organização e as qualidades com que cada profissional pode contribuir para estas mesmas necessidades tão diversificadas.

Assim, o processo criativo e de inovação é mais sólido e produtivo quando se pode compreender um vasto leque de opiniões com diferentes pontos de vista. Além disso, equipas diversas estão melhor preparadas para identificar oportunidades de diversas fontes, criar novas sinergias e responder de melhor forma a um público também diversificado. Estas equipas ajudam a atender melhor os clientes, parceiros e funcionários e têm um impacto positivo nos produtos e serviços oferecidos por uma empresa ou organização e no seu processo criativo. Num contexto meramente empresarial, uma força de trabalho diversificada proporciona uma vantagem competitiva e as empresas são melhor sucedidas quando se comprometem com uma liderança e equipa diversificadas.

Além disso, numa economia global onde a competição pelos melhores talentos é muito elevada, as empresas que são mais diversificadas, que têm mais mulheres no quadro de liderança e equipas mais variadas serão, também, mais susceptíveis de atrair talentos, melhorar a percepção da marca, aumentar a satisfação dos seus colaboradores e expandir e melhorar a sua tomada de decisões. Neste sentido, as empresas e organizações empenhadas na diversidade e inclusão, e que fazem destas questões uma prioridade para a empresa, conseguirão alcançar um ambiente de trabalho que irá promover a retenção de talentos e não apenas o recrutamento.

O objectivo de dispor de uma força de trabalho diversificada não só permite impulsionar a inovação para os clientes, mas também fomenta um ambiente de trabalho de apoio, onde todos os funcionários têm a consciência que as suas convicções e opiniões são importantes e se reflectem a todos os níveis da organização. As iniciativas de inclusão devem ser concebidas para eliminar preconceitos, aumentar a representação e promover um local de trabalho mais inclusivo e acessível. Neste sentido, o compromisso de uma empresa para com a igualdade e a inclusão da diversidade em cada etapa do processo de recrutamento e retenção de talentos irá diferençar a organização da concorrência.

A inovação não deve ser um fim mas sim um caminho que é continuamente desenvolvido e que não tem um fim, que pode acontecer em qualquer altura e sem equipas heterogéneas as empresas e organizações estão a perder oportunidades ao longo deste percurso. Do mesmo modo, alcançar a diversidade é um processo de melhoria contínua e não um objectivo final. Assim, é essencial para que a inovação possa progredir, uma vez que se desenvolve naturalmente num ambiente inclusivo, diverso e equitativo, sem medo de falhar e que aprende e melhora com cada experiência.

A melhor forma de promover a diversidade nas organizações é através de um plano de iniciativas e formação contínuas que promovam a variedade e a inclusão da diversidade em todas as áreas e na cultura da empresa. Para que isto aconteça, é essencial que a equipa de gestão esteja alinhada e verdadeiramente empenhada, liderando pelo exemplo. A partir deste momento devem estabelecer um plano, priorizar as actividades que promovam uma cultura de inclusão e encorajar o resto da organização a trabalhar na mesma direção, que promove a diversidade de perfis. Apenas quando as barreiras são derrubadas e a visão é enriquecida, os horizontes são alargados e podemos verdadeiramente promover uma cultura inovadora.

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