A felicidade dos colaboradores no ADN

Perante as mudanças vertiginosas do ambiente de negócios, também os departamentos de gestão de pessoas, devem (ou deverão) estar preparados para profundas transformações. Assegurar a felicidade dos colaboradores é fundamental.

Por Madalena Rei de Sá, directora de Recursos Humanos da JP Holding Services (jp.group)

No mundo actual, em que as mudanças se sucedem a velocidade cada vez maior, há uma opinião generalizada que nos encontramos numa era VUCA (volatile, uncertain, complex, ambiguous). E a área da Gestão de Pessoas não é exceção. É incrível e fascinante todos os temas que hoje estão em cima da mesa e que há uns anos atrás, não ouvíamos falar deles, ou, não lhes daríamos tanta importância.

Cada vez mais conscientes de que as pessoas são a base para o sucesso e que o conhecimento e o potencial que têm nenhuma tecnologia pode substituir, ouvimos hoje, mais do que nunca, falar sobre Felicidade.

O tema da Felicidade nunca mereceu tanto destaque nos livros, nas revistas, nos seminários. As pessoas procuram cada vez mais ser felizes. E as empresas, que são feitas de pessoas, devem dar atenção a este pormenor que pode fazer toda a diferença.

No jp.group, este “pormenor” é muito importante! No nosso ADN temos um interesse genuíno por pessoas, pois estamos certos que são as pessoas que fazem com que os resultados sejam atingidos.

Procuramos, todos os dias, que os colaboradores se sintam felizes na empresa. E sentirem-se felizes passa, entre muitas outras coisas, por se sentirem “em casa”, por partilharem a visão, a missão e os valores do grupo, por acreditarem nos nossos projetos.

Nas maiores empresas do grupo (JP Sá Couto e JP Holding Services) temos 98% das pessoas satisfeitas ou muito satisfeitos com o ambiente de trabalho. Números que melhoraram em relação a 2015, mesmo perante cenários nem sempre favoráveis.

Partilho algumas boas práticas que contribuem para a felicidade dos colaboradores:

– Fazer parte de projectos interessantes e inovadores:
– Sentirem-se parte do sucesso da empresa;
– Proporcionar excelentes condições de trabalho (instalações);
– Apostar num excelente Plano de Benefícios (seguro de saúde, apoio aos colaboradores que vão ser pais, promover o desenvolvimento contínuo através de apoio a quem quer continuar os estudos, parcerias com clinicas, lavandarias, sapateiros, estações de lavagem de automóveis, entre outros);
– Promover hábitos de alimentação e de vida saudáveis – disponibilizar fruta, promover workshops sobre alimentação saudável ou o exercício físico na empresa, protocolos com ginásios, etc;
– Flexibilidade de horários (em todas as funções que assim o permitem);
– Criar momentos especiais, únicos e marcantes, como o Dia do Colaborador, o Sunset ou a Festa de Natal;
– Promover ações de responsabilidade social, em que os colaboradores se unem em prol de causas maiores, como por exemplo, recolha de sangue na empresa.

No jp.group, queremos continuar a cuidar destes “pormenores”! Não porque está na moda, mas porque está no nosso DNA e levamos o compromisso que assumimos com as pessoas muito a sério. Resultados? As pessoas são felizes cá dentro e assumem um compromisso muito a sério com a empresa e com o grupo.

 

Texto escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, em vigor desde 2009.

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