«A gestão do clima social e emocional é fundamental», afirma Elsa Carvalho, DRH da CGD

Elsa Carvalho, directora central de Recursos Humanos na Caixa Geral de Depósitos, defende que «a gestão do clima social e emocional é fundamental em momentos de incerteza. Deve para tal ser reforçada a prioridade e relevância da comunicação a colaboradores e a outros stakeholders, bem como definidas boas práticas para a gestão eficaz de equipas em trabalho remoto».

 

«A situação excepcional no mundo e no nosso país provocada pela pandemia COVID-19 confrontou as empresas e a Gestão de Pessoas com cenários que se reconfiguram a cada momento, e para os quais nenhum modelo ou processo existente se considera suficientemente adequado. Ainda assim, e com a tenacidade e resiliência próprias dos portugueses, o barómetro revela que a maioria das empresas conseguiu conceber e implementar planos de emergência e dar resposta à tomada de medidas, num enquadramento do qual não há memória em tempos recentes. A continuidade do negócio e do serviço aos clientes, a protecção dos colaboradores e dos seus postos de trabalho e a sustentabilidade a longo prazo ficaram subitamente dependentes da capacidade das empresas em mobilizarem-se na adopção de novas formas de trabalho à distância e na utilização dos suportes digitais nas suas actividades de colaboração, formação e comunicação. Por outro lado, e conforme mostram as estatísticas do barómetro, a gestão do clima social e emocional é fundamental em momentos de incerteza. Deve para tal ser reforçada a prioridade e relevância da comunicação a colaboradores e a outros stakeholders, bem como definidas boas práticas para a gestão eficaz de equipas em trabalho remoto. Com estas alterações tão impactantes, parece natural reconhecer que o mundo do trabalho pós-COVID-19 vai mesmo mudar, e que o trabalho à distância passará a assumir um papel muito mais preponderante na Gestão de Pessoas, com vantagens evidentes para colaboradores, empresas, comunidade e ambiente.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Maio da Human Resources, no âmbito da XXX edição do seu Barómetro.