A IA e os caminhos inadiáveis no futuro das empresas
Por Ricardo Ferreira, CEO da ACEDE
Hoje observamos um crescimento inegável da presença de práticas relacionadas com a Inteligência Artificial em praticamente todos os sectores de actividade, se não mesmo em todos.
Apesar dessa notória evolução, os dados do relatório da Ascendant Digital 2024 da Minsait – “IA: Uma Revolução em curso”, indicam que, a um nível global, apenas 10% das empresas já possuem um plano de IA integrado nas suas estratégias. Contudo, o mesmo estudo relevou que 36% das empresas já começam a desenvolver esse plano.
Ora num mercado cada vez mais competitivo e aliada à rápida expansão das novas tecnologias, a IA tem transformado a realidade, não se tratando somente de uma tendência passageira. Já está a moldar o presente e o futuro das próprias organizações, criando-se cada vez mais oportunidades de expansão, de crescimento e inovação.
Acredito que este seja um processo de adaptação, não se alcançando resultados de forma instantânea, mas sim de forma progressiva, sendo imperativo compreender os meandros da IA e identificar as necessidades das empresas e os melhores métodos a implementar tendo em conta as metas que se pretendem atingir.
Destaco um dos aspectos promissores da IA: a personalização do serviço prestado. Quando utilizadas da maneira mais adequada, as ferramentas de IA podem ser um trunfo valioso na segmentação do público-alvo e análise dos comportamentos e interesses dos consumidores. Esta capacidade permite antecipar as necessidades dos clientes, o que pode melhorar não só a sua satisfação como a lealdade.
Os processos que envolvem a inteligência artificial podem abrir portas a uma infinidade de novas possibilidades, inovando-se de forma contínua nos modelos de negócio, e impulsionando as empresas a melhorarem, a explorarem novos métodos e a reinventarem-se de forma constante.
No entanto, nem tudo é um mar de rosas, e é igualmente importante frisar que existem desafios éticos e ao nível da segurança que é preciso enfrentar, sendo indispensável aplicar esta poderosa ferramenta de forma correcta, concebendo abordagens conscientes, claras e transparentes, marcadas por princípios éticos e de responsabilidade, onde a privacidade e a segurança dos dados são alvos prioritários.
A IA apresenta um enorme potencial e encontra-se já a transformar o mundo empresarial tal e qual como o conhecemos. Uma revolução sem precedentes, que se tem estendido a todos os sectores de actividade, sem excepção. Ao conseguirem posicionar-se, aproveitando tudo o que as ferramentas de inteligência artificial têm para oferecer, as empresas mais facilmente conseguirão alcançar a prosperidade num futuro cada vez mais digital e marcado por profundas alterações e mudanças tecnológicas.