A importância da flexibilidade nas compensações para os desafios da atracção e retenção de talento

Em Junho, a PHC e a Coverflex realizaram um evento online para reflectir sobre as compensações flexíveis e a forma como estas contribuem para os desafios da atracção e retenção dos colaboradores.

 

Para discutir o tema, estiveram presentes Filipe Seixas, People Experience director da PHC e Inês Odila, Country manager da Coverflex, que começaram por demonstrar que, pela primeira vez na História, existem cinco gerações a trabalhar em simultâneo nas empresas portuguesas. São elas os Tradicionalistas, os Baby Boomers, a Geração X, os Millennials e a Geração Z.

Os Tradicionalistas cresceram com valores tradicionais e viveram a II Guerra Mundial. Conhecidos por serem leais e directos, são motivados pelo respeito e conhecimento, gostam de entregar valor a longo prazo, comunicar pessoalmente e tirar notas à mão. Acreditam que a empresa deve focar-se em garantir estabilidade aos trabalhadores.

Os Baby Boomers cresceram em tempos de grande mobilidade social e viveram o 25 de Abril. São conhecidos por serem muito dedicados ao trabalho, orientados à equipa e são motivados por lealdade para com a empresa. Alicerçam grande parte das suas conversas no sentido de responsabilidade e dever, bem como no trabalho de equipa. Acreditam que a empresa lhes deve garantir objectivos claros e prazos específicos.

Existe ainda a Geração X, a última a crescer numa era pré-Internet. São flexíveis, informais, independentes, motivados por terem um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Tendem a colocar os seus interesses em primeiro lugar e acreditam que a empresa deve dar feedback imediato e oportunidades para que se possam desenvolver.

Os Millennials são conhecidos como a Geração à Rasca, competitivos e orientados para as conquistas. São motivados pela qualidade da chefia e por experiências de trabalho únicas e personalizadas. Acreditam que a empresa deve conhecê- -los em todas as suas vertentes, profissional e pessoal. Gostam de feedback imediato e de flexibilidade.

A Geração Z nasceu e cresceu num mundo digital é conhecida como global e empreendedores. Trata-se de colaboradores motivados pela personalização e pela individualidade e valorizam diversidade e ambientes inclusivos. Acreditam que a empresa deve dar a oportunidade de trabalharem em múltiplos projectos, serem ultra independentes e também terem muitas oportunidades dentro da organização, não necessariamente dentro da temática que os levou até lá.

São estas as cinco gerações com vontades e necessidades próximas que se cruzam no local de trabalho e se influenciam mutuamente. Todas elas têm apenas um ponto em comum: o talento. E este é, nos dias de hoje, multigeracional e escasso de forma transversal a todos os sectores. Mas é, acima de tudo, único. Como podem as empresas trabalhar esta unicidade?

Filipe Seixas lembra que as organizações de hoje têm muitos desafios, mas no que diz respeito ao talento, todos podem ser agrupados em apenas dois: atrair e reter. «O que o gestor mais quer hoje é ter tempo para gerir a empresa e trazer mais resultados. E para o ajudar existe o software.»

Actualmente estão disponíveis no mercado ferramentas que dão resposta aos desafios de atracção e retenção, considerados urgentes precisamente porque o talento é escasso. «Em muitos casos, hoje é o candidato quem escolhe a empresa para onde vai trabalhar e, para isso, é preciso que ele se reveja no propósito e nos valores. É muito importante para a empresa poder partilhar a sua cultura», afirma Filipe Seixas.

Por outro lado, o candidato quer conhecer os tipos de benefícios que a empresa tem para oferecer. É necessário que o candidato compreenda que ao entrar para a empresa, pode ter um conjunto de benefícios pelos quais é possível optar.

Tão importante como estes pontos é o processo de recrutamento, que deve ser simples e dar visão das diferentes fases em que se encontra, com respostas e acções em cada uma dessas fases. Esta agilidade é crucial.

Na parte da retenção, é fundamental contar com software que tenha a capacidade de medir, dado que «o que não se mede, não se pode gerir», explica Filipe Seixas. Também no que diz respeito ao desafio da retenção estão em causa o propósito e os valores e, no que a isto diz respeito, não basta comunicar: «é preciso que a vida na empresa espelhe a comunicação que é transmitida sobre o propósito e os valores.»

 

A importância do feedback
É também fundamental a componente da flexibilidade, ou seja, é necessário que o colaborador sinta a liberdade de escolha dos seus benefícios, apresentando opções e, principalmente, comunicando ao longo do tempo.

Mostrar o caminho, através de formação e acompanhamento, é outro dos pontos importantes no que diz respeito à retenção de talento. E, claro, recolher e tratar o feedback dos colaboradores. Isto é particularmente importante do ponto de vista do engagement e do sentir a integração na empresa.

No que diz respeito a todos estes pontos, logo a começar no recrutamento, o software HCM (Human Capital Management) da PHC pode dar uma ajuda preciosa para fazer o acompanhamento e trazer toda a agilidade necessária ao processo, bem como a comunicação entre a empresa entre os candidatos e os colaboradores.

No módulo de recrutamento, é possível seleccionar rapidamente, entre os candidatos, os perfis que as equipas de Recursos Humanos procuram, através de critérios predefinidos. Após esta selecção, basta marcar as entrevistas e deixar que o software trate do resto, assumindo um feedback personalizado e contínuo entre o candidato e a empresa. Por exemplo, o software notifica os candidatos sobre a data da entrevista ou sobre as diferentes fases da candidatura.

Durante a entrevista, é possível fazer a avaliação do candidato em tempo real, o que permitirá no futuro a comparação e a identificação rápida dos melhores perfis para o cargo. No final, é possível passar o candidato ao estado de colaborador, aproveitando toda a informação já recolhida e processada.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Junho (nº. 150) da Human Resources, nas bancas. 

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais