A importância da transição digital nas organizações

A pandemia de COVID19 obrigou várias empresas a acelerarem os seus processos de transformação digital, uma vez que foram muitas as que sentiram necessidade de se tornar mais tecnológicas e digitais para poderem manter-se competitivas. Mas como estará a transformação digital nas empresas nos dias de hoje? E quais os benefícios e desafios que traz esta mudança de paradigma?

Por Ana Raquel Costa, Junior Talent Acquisition na New Work

 

A transformação digital tem vindo a moldar o panorama empresarial em Portugal e no mundo, sendo definida como um processo de mudança fundacional na forma como as organizações operam o seu negócio, comunicam e interagem com os clientes, ao procurar incorporar a tecnologia em todos os processos da empresa e ao nível da sua cultura organizacional.

É sabido que a transformação digital é um processo bastante complexo, que não é imediato, nem linear para as empresas. Poderá, por isso, levar algum tempo até que as empresas consigam integrar a tecnologia no seu negócio. No entanto, já temos sinais positivos. De acordo com o estudo da ACEPI, “Economia Digital em Portugal 2022”, 62% das empresas portuguesas já tinham presença online nesse ano. O mesmo estudo revela que a automatização é uma das principais prioridades das empresas (55%) e mais de metade (58%) garantiam que iam aumentar o investimento tecnológico para este ano.

Esta aposta das empresas na transição digital é fundamental, uma vez que acarreta um conjunto de benefícios. Por exemplo, a digitalização promove a eficácia operacional, ao permitir a automatização de tarefas repetitivas, poupando tempo e recursos. Isto possibilita que os colaboradores se concentrem em actividades mais importantes. Na área dos Recursos Humanos, por exemplo, poderá ser utilizada para rever, rapidamente, um elevado volume de currículos e/ou candidaturas. Além disso, para os colaboradores a aposta no digital é também muito importante, uma vez que lhes permite trabalhar remotamente, sempre que necessário, o que melhora o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A digitalização poderá ser, também, uma mais-valia ao nível da experiência do cliente que, cada vez mais, procuram uma experiência próxima, única e personalizada. A inovação contínua é outro dos benefícios, pois as empresas conseguem adaptar-se mais rapidamente a novas mudanças no mercado, tendo mais hipóteses de se manter competitivas. Por fim, é importante ressaltar o impacto que a transição digital nas empresas tem ao nível da sustentabilidade, ao reduzir o consumo de recursos permitindo às empresas tornar-se mais sustentáveis.

Contudo, apesar dos inúmeros benefícios, a transição digital não está isenta de desafios. Alguns dos mais comuns incluem a resistência à mudança por parte dos colaboradores, preocupações com a segurança de dados e o investimento inicial significativo.

Uma das formas de minimizar a resistência dos colaboradores à mudança, é envolvê-los desde o início do processo, promovendo a literacia digital e fornecendo formação adequada. Aqui, os Recursos Humanos têm um papel fundamental.

Já no que respeita ao investimento, é fundamental que se perceba que este investimento é, muitas vezes, fundamental para garantir a sobrevivência e o crescimento das organizações, pois permite-lhes enfrentar as mudanças do mercado e assegurar uma posição competitiva.

A transição digital é, de facto, uma realidade incontornável para todas as empresas em Portugal. Apesar de ser uma jornada complexa, que não é imediata e com alguns desafios, é inegável que oferece inúmeras oportunidades para as empresas que se querem manter competitivas. Com um investimento adequado, uma visão estratégica e o envolvimento activo dos recursos humanos, as empresas estão mais bem preparadas para prosperar na era digital e para alcançar o sucesso a longo prazo.

Ler Mais