A inteligência artificial no mundo da Gestão de Pessoas
Por Ricardo Florêncio
O tema de capa desta edição da Human Resources é a reportagem da XXVI Conferência da Human Resources, que decorreu no passado dia 24 de Outubro, no Museu do Oriente. Uma conferência fantástica, onde foram debatidos muitos dos temas que marcam o presente, e o futuro, do ecossistema da Gestão de Pessoas. E, assim, convido-os a ler esta reportagem e o que foi apresentado e discutido nas mesas de debate, pois será decerto um grande contributo para a análise e discussão nas vossas organizações.
Muito sumariamente, poderemos apontar duas grandes conclusões:
Todo o novo mundo da inteligência artificial, em toda a sua abrangência, vai ter um grande impacto na vida das organizações, e a Gestão de Pessoas não será excepção. Vai impactar nos processos e metodologias, aumentando a produtividade e incutindo uma outra velocidade a determinados trabalhos, que de outro modo obrigavam a investimentos de largas horas. Mas será sempre um complemento, será sempre uma ajuda, e não uma substituição em completo. Obviamente que a inteligência artificial trará mudanças, nomeadamente nas acções e tarefas rotineiras, em que o elemento humano passa a ser de controlo, e não de execução. Haverá decerto funções que irão desaparecer, pois deixam de fazer sentido, mas também muitas outras terão de ser criadas. E aqui, a formação, a nova capacitação, ganha uma importância muito grande.
A segunda grande conclusão é que, apesar de tudo isto, apesar de toda a importância e alterações que todos estes novos instrumentos, esta tecnologia, vão trazer, serão sempre as pessoas a marcar a grande diferença nas organizações. São as pessoas que cultivam o propósito, que transmitem os valores, que vivem a cultura. Serão sempre as pessoas a fazer a diferença.
Mas, conforme referi, desafio-vos a ler a reportagem desta conferência, pois tem muitas informações, dados, opiniões, experiências, caminhos, que devem ser analisados e debatidos internamente
Editorial publicado na revista Human Resources nº 155, de Novembro de 2023