
«A liderança exige alguma dose de loucura»
Líder mundial no sector do azeite, a Sovena é um importante caso de sucesso, como explicou em entrevista o seu presidente, António Simões.
por Sandra M. Pinto
Agraciado com o prémio de “Líder na Internacionalização” no âmbito dos Best leader Awards Portugal 2013, António Simões orgulha-se do galardão, o qual faz questão de partilhar com todos os que, desde 1991, col ele trabalhm para fazer da Sovena uma empresa líder a n+ivel mundial no sector do azeite.
O azeite português começou a conquistar mercados internacionais e a registar crescimentos impressionantes nas exportações dos dois últimos anos. O que originou esta alteração positiva?
Essencialmente as excelentes condições que o projecto do Alqueva criou e que permitiram que se plantassem áreas de olival apreciáveis, com condições de exploração óptimas em termos de qualidade, produtividade e rentabilidade. A este facto acresce o excelente trabalho feito pela generalidade das empresas portuguesas que, face ao estreitamento e dificuldade do mercado português, aproveitaram as circunstâncias acima referidas e têm sabido levar este excelente produto a mercados cada vez mais exigentes.
Leia a entrevista completa na edição de Janeiro da Human Resources Portugal.