A procura de perfis de customer service tem vindo a crescer

O estudo anual da Michael Page sobre as principais tendências do mercado de trabalho para o próximo ano para quadros executivos em empresas de grande dimensão mostra que o recurso ao outsourcing tem crescido significativamente nos últimos anos em diversos sectores de actividade, não só devido à procura de uma optimização do serviço como também para recrutar perfis em que há mais dificuldade. Perfis dinâmicos e jovens, com licenciatura e domínio de línguas, sobretudo inglês (obrigatório), são os mais procurados.

Por outro lado, os candidatos valorizam projectos que lhes permitam maior estabilidade, flexibilidade e condições salariais, onde possam adquirir novas competências e obter possibilidades de crescimento dentro das organizações.

A crescente procura de perfis de customer service, é ainda justificada pela crescente aposta de empresas multinacionais em Portugal, que têm como referência salarial outros países com índices salariais superiores bem como pelo crescimento do sector do turismo que obriga as empresas portuguesas a prestar um serviço mais completo aos seus clientes. O dinamismo que se tem verificado no mercado de trabalho português e a sucessiva escassez de recursos faz com que os salários tenham vindo a subir fruto das novas competências técnicas, comportamentais e experiência profissional.

Acresce ainda o facto de Portugal ter vindo a posicionar-se como um hub para o atendimento bilingue de diversos países, tendência que aumentou em 2022. A par deste aumento na procura de operadores especializados verificou-se também um aumento significativo dos valores de remuneração neste sector. Os BPOs que até há pouco tempo mantinham os valores alinhados com o salário mínimo vêm-se obrigados a aumentar salários para conseguir reter talento, que são tão mais elevados quanto mais específicas ou técnicas as competências que procuram.

Como referência, nas empresas de grande dimensão e multinacionais, um Customer Service specialist pode ganhar até 18.200 euros por ano, um operador de Backoffice (Países Nórdicos), até 28 mil euros e para a função de Contact Center manager, o plafond máximo pode ir até aos 63 mil euros. Os salários na área aumentaram, de uma forma geral, 5% relativamente ao ano passado.