À procurar do primeiro emprego? Temos cinco dicas
Para orientar os jovens nesta nova fase da sua vida, a Unono, agência digital de recrutamento jovem, dá cinco dicas para começarem com o pé direito.
Setembro aproxima-se e, com ele, a primeira experiência de trabalho de muitos jovens. As empresas têm um ambiente totalmente diferente da escola ou universidade: já não há horários específicos, deadlines a longo prazo para entregas de trabalhos nem testes. Por isso, um recém-chegado ao mercado deve:
– Não ter medo de perguntar o que não sabe
Sabemos que estás em pulgas para colocar em prática tudo o que aprendeste nos últimos anos na sala de aula. Mas numa organização, há sempre coisas novas para aprender: é normal que não percebas tudo. A tua maior arma são as perguntas: deves perguntar tudo o que não estás a compreender. Tenta perceber as forças cada elemento da tua equipa: elogia e aprende com eles.
– Conhecer os novos colegas
Aproveita qualquer oportunidade para te apresentares e para saberes mais sobre os teus colegas, mesmo que não sejam da tua equipa ou departamento. Aproveita as pausas para café ou almoço para encontrar temas ou interesses comuns para fazer conversa, e assim ganhares alguma confiança. Assim será mais fácil o trato no dia-a-dia, especialmente quando houver problemas que não saibas resolver.
– Ser pro-activo
É normal que às vezes tenhas algum tempo livre. Caso isso aconteça, procura saber, junto dos teus colegas, como podes ajudá-los. Para além de ficares a conhecer melhor o tipo de tarefas que fazem, mostras tua capacidade de jogar em equipa. Podes também sugerir melhorias de produtos ou processos, mostrando-te disponível para fazer o que seja necessário para a sua implementação.
– Confiar nas suas capacidades
Há sempre alguma coisa que tens para dar, por isso começa o teu primeiro trabalho com a consciência do que fazes mesmo bem. Podes perguntar aos teus colegas ou amigos sobre as tuas melhores competências e características de personalidade e percebe quando podes utilizá-las em prol de melhores resultados. Uma das vantagens, por exemplo, é o facto de estares já muito familiarizado com as tecnologias e ambientes digitais.
– Conhecer os seus próprios limites
Outra coisa importante no teu primeiro emprego é não querer fazer tudo de uma vez. Vestir a camisola não significa perder por completo a tua vida pessoal. Tenta perceber como és mais produtivo a trabalhar, faz pausas e sê razoável sempre que tenhas de decidir dar mais do teu tempo do que aquilo que é suposto.
Edgar Campos, country manager da Unono, destaca que «a capacidade de aprendizagem é mesmo o mais relevante nesta fase da carreira de qualquer jovem. Um impacto positivo é muito importante para que possa crescer e aprender o que quer ou não para a sua carreira.»
O autor e speaker britânico Malcolm Gladwell argumenta que são necessárias mil horas de treino para se ser mestre a fazer alguma coisa. O mais importante no primeiro emprego é absorver tudo o que está a acontecer: por isso conta mais a vontade, velocidade e a capacidade de aprender do que aquilo que já se sabe.
Veja também estas notícias.