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A resolução para 2023 passa por mais sucesso profissional e financeiro? Siga estas cinco dicas
Com 2023 a começar, é tempo de mudar hábitos e pôr em prática resoluções de Ano Novo. Um desejo comum é ter mais sucesso profissional e mais dinheiro. E, neste caso específico, é possível seguir passos concretos para transformar as intenções em realidade. A plataforma vocacional Guia das Profissões recolheu testemunhos junto de profissionais que conseguiram atingir os seus objectivos, progredindo na carreira.
Estes relatos podem ser resumidos em cinco estratégias fundamentais:
1. Definir objectivos claros e mensuráveis O primeiro passo para atingir o sucesso, onde quer que seja, passa por definir objectivos claros e fáceis de avaliar. Por um lado, isso ajuda a «pensar em grande», por exemplo, definindo um novo cargo que se quer alcançar dentro da actual empresa.
Claro que também se pode apontar a um valor salarial desejado, mas, antes de mais, é preciso pensar em como chegar lá. Que passos é necessário dar para o conseguir?
Assim, devem definir-se metas seguindo o método SMART que se reporta às iniciais de “specific” (específicas), “measurable” (mensuráveis), “achievable” (alcançáveis), “relevant” (relevantes) e “time-based” (datadas). Isto quer dizer que os objectivos têm de ser importantes e muito claros, mas também viáveis e passíveis de serem medidos de forma concreta, com um prazo limite para os concretizar.
Imaginando alguém que quer chegar ao cargo de director-geral, é preciso pensar em termos de pequenos passos a dar, definindo objectivos como «fazer um curso de liderança», ou «aumentar as vendas em 10%». Desse modo, será mais fácil chegar ao grande objectivo, sem desmotivar pelo caminho.
2. Superar as expectativas
Fazer mais do que é esperado no seio da empresa é outro trunfo essencial para ter sucesso. Quem quer ganhar mais, tem de superar as expectativas, para ser aquele que merece um salário de “craque”.Quando se desempenham as tarefas rotineiras, trabalhando-se para a mediania, não se pode esperar um ordenado excepcional. Portanto, é preciso ultrapassar as metas definidas pela empresa.
Pensando num cenário em que o objectivo é aumentar as vendas em 15% relativamente ao trimestre anterior, pode apontar-se para um aumento de 20%. Conseguindo chegar aos 18%, já será um excelente destaque e uma forma de comprovar que se é um activo importante.
Nesse sentido, deve pedir-se feedback de forma regular ao “chefe”, para perceber o que é que este espera do desempenho, onde é que se pode melhorar, ou em que projecto se pode contribuir mais. Isso vai mostrar empenho e, logo que as metas sejam superadas, estará lá para a merecida compensação.
3. Apostar na aprendizagem contínua
Mesmo quem tem experiência e quem seja muito bom no que faz, deve investir sempre na aprendizagem contínua, até porque «o saber não ocupa lugar».Por um lado, há sempre falhas que se podem limar, mas também se podem aprender novas habilidades e competências, ou simplesmente actualizar conhecimentos dentro da área profissional respectiva.
O que é importante é manter esse espírito de «eterno estudante», fazendo cursos e formações, participando em seminários e workshops, ou simplesmente lendo ou ouvindo audiolivros sobre assuntos relacionados com o trabalho.
4. Ser proactivo
A capacidade de tomar a iniciativa e a proactividade são fundamentais para ter uma carreira de sucesso. Não se trata simplesmente de «trabalhar no duro», mas de pegar nas rédeas dos projectos, de avançar com o que é preciso ser feito. No fundo, é ser uma solução, impulsionando a empresa rumo ao sucesso.Estamos a falar dos “capitães” de equipa que são os primeiros a chegar ao treino e a mostrar como se faz. São aqueles colaboradores que fazem com que “aconteça”, gerindo processos.
É, acima de tudo, uma questão de mentalidade e de posicionamento. Quando se quer que algo aconteça, é preciso agir nesse sentido, em vez de ficar à espera que caia tudo no colo por magia.
5. Criar empatia e ser simpático
A capacidade de criar empatia com os outros, colocando-se no lugar deles e mostrando real interesse pelas suas situações e problemas, é um trunfo importante para ter êxito profissional.Especialistas em Recursos Humanos consultados pelo Guia das Profissões não duvidam de que as pessoas preferem trabalhar com alguém incompetente, que é simpático, do que com alguém altamente competente, mas antipático. Aliás, a antipatia pode acabar por ser associada a incompetência, além de criar anticorpos prejudiciais a breve prazo.
Mas como ser “amado” no local de trabalho? Não há um guião, nem uma fórmula mágica que se possa seguir. É, simplesmente, uma questão de tratar os outros com respeito e genuíno interesse, sendo atencioso, prestável e agradável.