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A saúde mental dos seus colaboradores preocupam-no? Implemente estas seis estratégias
Portugal está entre os três países europeus com a maior prevalência de depressão. A realidade é que sem saúde mental, o potencial dos seus colaboradores está limitado e a empresa verá o seu desenvolvimento prejudicado. A pensar nisto, a Workwell partilha estratégias que os departamentos de RH devem adoptar para melhorar a saúde mental dos seus colaboradores.
O que é que o departamento de RH pode fazer pela saúde mental dos colaboradores?
A primeira coisa que o departamento de RH deve fazer para garantir o bem-estar mental dos colaboradores é acabar com a cultura de silêncio que envolve a saúde mental na empresa.
É necessário facilitar conversas sobre saúde mental e stress no ambiente de trabalho e através da empatia e compreensão, prevenir e antecipar potenciais problemas.
A preocupação com questões laborais tais como demissões ou promoções na carreira podem ser um gatilho para estimular o início da doença mental.
O departamento de RH das empresas deve mostrar empatia e cumplicidade com quem enfrenta um problema de saúde mental, lidando com esta questão com a sensibilidade necessária.
Estas são algumas estratégias que deve implementar na sua empresa:
- Defina limites entre o horário laboral e pessoal;
- Promover pausas e descansos activos;
- Oferecer apoio psicológico ou psiquiátrico;
- Garantir um ambiente de trabalho agradável e seguro;
- Normalizar os cuidados de saúde mental;
- Promover hábitos de vida saudáveis.