![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/04/Apps-For-Good-site.jpg)
A tecnologia como promotora do empreendedorismo social
O Município de Valongo e o Center of Digital Inclusion (CDI Portugal) vão lançar o prémio ‘Transforma TI’ que irá distinguir as melhores aplicações tecnológicas que resolvam problemas sociais.
Os participantes devem ter entre 12 e 35 anos, residir ou estudar no Conselho de Valongo e ter uma ideia ou uma app já desenvolvida, mas não comercializada ou disponível no mercado.
O Centro de Cidadania Digital de Valongo servirá de aceleradora, para ajudar a desenvolver ideias ou soluções tecnológicas nas melhores apps para que estejam prontas a serem usadas e comercializadas em Android ou IOS. O produto tecnológico terá obrigatoriamente um fim social que ajude a resolver questões do dia-a-dia e que promovam a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores ou a resolução de um problema da comunidade.
A participação na competição tem duas modalidades: Full Stack, em que integram 13 sessões de duas horas semanais para desenvolver o produto tecnológico com acompanhamento especializado e mentoria; e Flex Path, em que não têm de participar nas sessões previstas na modalidade anterior à excepção de três sessões de acompanhamento.
A competição já arrancou e os vencedores do Prémio Transforma TI serão conhecidos no dia 17 de Julho. A ideia, o produto e a comunicação da ideia serão os três critérios que o júri irá avaliar para determinar as seis melhores aplicações, seja a nível individual ou em equipa. Os vencedores vão receber 1500 euros de prémio.
João Baracho, director executivo do CDI Portugal, destaca que o objectivo é «ajudar a transformar ideias inovadoras em projectos de empreendedorismo social, promovendo o talento tecnológico e desenvolvendo as competências sociais de todos os jovens de Valongo. O Centro de Cidadania Digital de Valongo quer ajudar a transformar o concelho num cluster tecnológico de referência nacional», conclui