![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/04/ciberseguranca.jpg)
Academia de Competências vai disponibilizar formação (gratuita) em cibersegurança para 75 mil pessoas na Europa. Duas escolas portuguesas já se juntaram à iniciativa
A Fortinet vai disponibilizar, de forma gratuita, formação e sensibilização em cibersegurança para 75 mil pessoas na Europa durante os próximos três anos. Uma iniciativa que se insere na Academia de Competências em Cibersegurança da União Europeia (UE) e que contará com a entrada de inúmeras instituições académicas no seu Academic Partner Program, incluindo a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.
No início de 2024, a Fortinet avançou na sua missão de reduzir a lacuna de competências de cibersegurança, juntando-se à iniciativa Cybersecurity Skills Academy da Comissão Europeia para proporcionar oportunidades de formação em toda a UE. Através do Fortinet Training Institute, a Fortinet comprometeu-se a oferecer, de forma gratuita, formação e sensibilização em cibersegurança para 75 mil pessoas na Europa durante os próximos três anos.
Rumo a este objectivo, nos últimos seis meses, a Fortinet já formou quase 20 mil pessoas em 27 países da UE através do seu programa de certificação Network Security Expert (NSE). O programa consiste em cinco níveis e 12 certificações, desde os fundamentos do que é a cibersegurança até ao nível superior de Fortinet Certified Expert. Os níveis de formação técnica oferecem oportunidades de carreira em segurança de rede, operações de segurança, segurança em cloud pública, secure access service edge, segurança OT e zero-trust para fornecer uma compreensão mais profunda das capacidades e conhecimentos necessários para cada uma destas funções. O programa Fortinet Training Institute foi recentemente nomeado como sendo um dos melhores programas de certificação profissional pela SC Media.
Paralelamente, a Fortinet continua a trabalhar com instituições de ensino na UE através do Academic Partner Program da empresa para criar uma força de trabalho de cibersegurança mais «diversificada, equitativa e inclusiva». O programa preenche a lacuna entre a formação e a possibilidade de uma carreira, fornecendo aos alunos de ensino superior o acesso aos cursos, laboratórios e exames e certificação Fortinet NSE.
O objectivo da Fortinet é formar 5000 alunos com o currículo NSE. Nesse sentido a Fortinet propôs-se a expandir o seu programa para alcançar pelo menos 30 escolas na UE e já atingiu este objectivo com 37 novas instituições em toda a UE, incluindo a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal.
Alexandre Fonte, docente de Engenharia Informática e de cursos afins, e Joaquim Marques Técnico Superior e especialista em Sistemas de Informação, ambos do Instituto Politécnico de Castelo Branco referem que, «a Fortinet é uma empresa sobejamente reconhecida no sector da cibersegurança, uma área cada vez mais importante em todos os quadrantes da indústria e que merece a nossa total dedicação. Nesse sentido, a intenção passa por incluir alguns dos conteúdos da Fortinet nos cursos curriculares dedicados à informática ou de áreas afins. Estamos convictos de que esta parceria trará mais e melhores conteúdos para os nossos alunos, facilitando a sua preparação como futuros profissionais nesta desafiante área da cibersegurança.»
António Andrade, professor associado da Universidade Católica Portuguesa afirma que, «em breve a Universidade Católica Portuguesa irá disponibilizar um conjunto de formações, à distância, incluindo o tema da cibersegurança com o objectivo de formar e consciencializar os nossos alunos sobre as melhores práticas e riscos associados no plano digital. Para tal contamos com o apoio da reconhecida Academia Fortinet que se disponibilizou a partilhar conteúdos e informações úteis nesta área tão importante para a nossa sociedade.»
A Fortinet colabora estreitamente com governos, ministérios de educação e organizações como o Fórum Económico Mundial para disponibilizar formação e sensibilização sobre cibersegurança a alunos de todas as origens e idades. Estes esforços, contribuem para o objetivo da Fortinet de formar um milhão de pessoas a nível global em cibersegurança até 2026 e servem para construir um grupo de futuros talentos em cibersegurança.