Academias corporativas. Uma peça-chave na fidelização de talento

As academias corporativas mudaram com o tempo e deixaram de ser imagens de sessões de formação monótonas e horas de vídeos. Hoje, são mais significativas e eficazes do que nunca, e podem ter uma enorme influência na produtividade e retenção dos trabalhadores, além de acrescentar valor à cultura de uma organização.

 

Uma academia corporativa é uma instituição educacional que funciona dentro de uma empresa. Oferece actividades de aprendizagem e desenvolvimento que são adequadas aos interesses e necessidades dos colaboradores da empresa.

Isto inclui oferecer formação em gestão específica da empresa e desenvolvimento de liderança, de modo a sustentar a competitividade empresarial em mercados em constante mudança.

As academias corporativas podem ser online ou ter instalações reais como um campus de universidade; de facto, podem colaborar com instituições de ensino superior para proporcionarem maiores oportunidades de aprendizagem. A inscrição numa academia corporativa permite aos colaboradores obterem certificados profissionais e distintivos de competências a vários níveis.

Para além de tudo, uma academia corporativa é um instrumento estratégico da empresa para alcançar os seus objectivos. Mas primeiro, vamos falar sobre o valor que proporcionam às empresas.

As empresas esperam que os seus colaboradores cheguem preparados para fazer o seu trabalho, certo? No entanto, o que aprenderam em instituições académicas regulares pode não ser suficiente. Os programas de ensino superior nem sempre preparam adequadamente os estudantes para o mundo real de uma empresa de alto nível.

Simplesmente, não é possível replicar a cultura e o ambiente de uma organização como se já fosse um membro da sua força de trabalho. As academias corporativas têm uma precisão que nenhuma instituição académica jamais terá.

Além disso, muitos colaboradores juntam-se a uma empresa desejando aprender a progredir nas suas carreiras. Porquê desperdiçar todo esse potencial e motivação? As academias corporativas também abordam o desenvolvimento de competências e as necessidades de aprendizagem dos colaboradores. No fundo, uma academia corporativa quer desenvolver indivíduos preparados, instruídos e confiantes e pode actuar como um terreno fértil para colaboradores talentosos.

Uma academia corporativa superior demonstra como as pessoas individualmente melhoram a empresa em geral.

 

As principais vantagens de uma academia corporativa
A obtenção de apoio executivo para a criação de uma academia corporativa pode ser por vezes complicada. É particularmente difícil se a sua empresa subcontratar actualmente programas de formação. Certifique-se de enfatizar os benefícios tanto para a empresa como para as pessoas, uma vez que estes benefícios se sobrepõem frequentemente.

Eis algumas das formas como uma academia corporativa pode beneficiar uma empresa e os seus colaboradores:

1. Apoia a retenção de líderes e reforça a cultura
Manter os líderes internos é um desafio que praticamente todas as empresas em desenvolvimento encontram. Uma academia corporativa permite que os estudantes avancem para posições de liderança. A instituição também transmite o compromisso da organização em desenvolver líderes e elevá-los a partir de dentro. Embora uma empresa possa ser um lugar maravilhoso para se trabalhar, o onboarding e outras actividades de formação frequentemente não reflectem a cultura. Uma academia corporativa ajuda os colaboradores a compreenderem e abraçarem a identidade e cultura da empresa.

 

2. Dá aos utilizadores controlo completo sobre como interagem com o conteúdo
Todos têm um estilo de aprendizagem diferente; algumas pessoas aprendem melhor por vídeos, enquanto outras preferem actualizações de formação à distância entregues no seu telefone. Como uma academia corporativa não é contratada, pode seleccionar as melhores opções de entrega de conteúdos para os seus alunos.

 

3. Fomenta a troca de conhecimento
Esta formação é conduzida por pessoal experiente. Estes melhoram a capacidade organizacional dos colaboradores e geram backups para todos os trabalhos e processos. E podem incluir cursos técnicos ou não técnicos. Isto também ajuda a assegurar uma entrega sem falhas e a definir com precisão as expectativas. Uma vantagem intangível.

 

4. Melhora a competência dos colaboradores das empresas
Estas formações são conduzidas por profissionais já competentes, que melhoram as capacidades das organizações. Estas podem ser de desenvolvimento de competências técnicas ou não técnicas, e apoiam as empresas que desejam motivar os colaboradores a acrescentar valor através da melhoria dos processos e sistemas. Os colaboradores são também encorajados a pensar fora da caixa para trazerem mais valor.

 

5. Aumenta as competências e capacidades da organização
Quando uma empresa deseja introduzir uma capacidade que não existe actualmente na organização, contrata formadores externos para formar o pessoal existente. Estes são necessários para novos negócios e projectos que produzam novas receitas. Com a tendência actual de tecnologias e abordagens de condução de negócios em rápida mudança, todas as empresas devem manter-se à altura. Isso pode ser necessário por vezes para sobreviver à concorrência.

 

Uma academia corporativa cultiva talento, lealdade e liderança 
Para criar uma academia corporativa digna de estudo de caso, a sua organização não precisa de um campus espectacular ou de um nome reconhecido. Tenha em mente que a educação é um investimento. Se investir no futuro dos seus colaboradores, eles sentir-se-ão apoiados e serão leais à sua empresa.

As academias corporativas de hoje não têm de ser como os programas de formação empresarial maçadores de ontem. Podem concentrar-se nos benefícios individuais da educação contínua e não nas preocupações mais prementes da empresa.

A abordagem das academias corporativas permite a criação de um currículo que alimenta as competências dos colaboradores que existem actualmente na sua organização. As organizações tradicionais distinguem-se das organizações de aprendizagem de alto nível pelo seu empenho no desenvolvimento de talentos e liderança.

 

Fonte: Artigo de autoria de Begüm Avci, publicado no site da Sertifier, onde é Marketing manager.

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