Accenture e AESE apresentam estudo sobre estratégias de crescimento em Portugal

A Accenture e a AESE – Escola de Direcção e Negócios acabam de divulgar o estudo «A Gestão Empresarial em Portugal: Estratégias de Crescimento na ‘Era da Troika’».

Trata-se de um diagnóstico da actual situação económica e social do País na perspectiva dos decisores das principais empresas portuguesas.

Com base em entrevistas realizadas a 446 executivos de topo, este estudo faz uma análise da presente situação das empresas portuguesas relativamente à sua competitividade face ao contexto económico, procurando antecipar as principais tendências para os próximos anos.

Luís Pedro Duarte, partner da Accenture, responsável pela área de Estratégia em Portugal, afirma que «a confiança crescente nas próprias capacidades, o foco na rentabilidade e a aposta na internacionalização são algumas das principais reflexões que se podem extrair do nosso estudo. Estes indicadores vêm confirmar as questões em que temos vindo a apoiar os nossos clientes e que os executivos nacionais consideram como focos prioritários neste novo contexto económico».

Algumas dessas tendências são as seguintes:

– A proporção dos que entendem que a competitividade das empresas portuguesas melhorou face ao ano anterior aumentou pela primeira vez em vários anos;

– 72% dos empresários portugueses têm como objetivo primordial aumentar a rentabilidade com os seus negócios no estrangeiro;

– O mercado brasileiro é o preferido no momento de expandir negócios ou iniciar novos, seguido de perto pelos de Angola e Moçambique.

Luís Pedro Duarte, ‘partner’ da Accenture, responsável em Portugal pela área de estratégia, afirma a propósito deste estudo: «A confiança crescente nas próprias capacidades, o foco na rentabilidade e a aposta na internacionalização são algumas das principais reflexões que se podem extrair do nosso estudo. Estes indicadores vêm confirmar as questões em que temos vindo a apoiar os nossos clientes e que os executivos nacionais consideram como focos prioritários neste novo contexto económico».

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