
Accenture reforça presença em Coimbra com novo escritório do Centro de Tecnologia Avançada
A Accenture Portugal oficializou inaugurou esta semana as novas instalações do Centro de Tecnologia Avançada em Coimbra (ATC) no Instituto Pedro Nunes (IPN). Na região, em menos de dois anos, a equipa passou de 30 para mais de 200 colaboradores qualificados. A cerimónia de inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa.
O centro, que iniciou operações em Coimbra em Março de 2023, serve clientes nacionais e internacionais, com aposta na exportação de serviços tecnológicos, uma componente que já representa mais de metade do volume de negócios dos ATC´s da Accenture em Portugal.
A escolha do IPN para a nova sede surge aliada ao propósito da Accenture de aliar a tecnologia à criatividade humana e representa um passo estratégico para a empresa que pretende aproximar-se da comunidade académica e de startups ligadas à Universidade de Coimbra.
O novo escritório opera num modelo híbrido e dedica-se a áreas como Cloud, Data & Analytics, Inteligência Artificial, Cibersegurança, Web3 e Metaverso. Segundo a empresa, 80% dos profissionais contratados são originários da região centro, provenientes de mais de 30 cursos distintos e diversas áreas de formação, validando a estratégia de descentralização do recrutamento para fora dos grandes pólos de Lisboa e Porto.
«A expansão da nossa presença em Coimbra é um reflexo do nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento económico de Portugal e com a aposta no talento nacional. A partir de Coimbra, as equipas desenvolvem e entregam soluções inovadoras que criam valor para clientes líderes de mercado a nível global», afirma Manuela Vaz, Presidente da Accenture Portugal.
«Este centro não só cria oportunidades de carreira qualificadas na região, como também é um pilar fundamental para a nossa capacidade de exportar serviços tecnológicos de ponta, que representa mais de 50% do trabalho desenvolvido nos centros. Ao instalarmo-nos no Instituto Pedro Nunes, apostamos num ecossistema de inovação em crescimento, que nos permitirá continuar a acelerar o desenvolvimento de competências digitais e a entregar ainda mais valor.»
Presente na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, classificou a fixação da empresa no IPN como uma validação da «qualidade do talento que as universidades e politécnicos formam». Para a autarca, a criação de empregos qualificados por uma multinacional desta dimensão reforça o posicionamento de Coimbra como um pólo tecnológico capaz de atrair empresas e reter quadros na região.