Acha a sua profissão stressante? Estas 10 são as que se destacam. Confira se a sua é uma delas
Cada profissão tem as suas exigências e algumas causam stress excessivo. Além disso, quando os trabalhadores deixam de saber lidar com tanta pressão, podem mesmo entrar em colapso. Neste sentido, o Ekonomista elaborou uma lista com as 10 profissões que causam mais stress.
Tome nota:
1. Assistente pessoal
Ser assistente pessoal não é uma função fácil. Trata-se de uma profissão extremamente stressante devido ao elevado número de tarefas administrativas que existem para gerir.
Para além disto, o assistente pessoal é responsável por organizar e realizar diversas tarefas para alguém superior e implica, por isso mesmo, pouco tempo para respirar fundo.
2. Terapeuta familiar
O mundo enfrenta mudanças bruscas diárias e isto afecta a estrutura das famílias. A função destes terapeutas é restaurar a harmonia e ajudar casais e famílias a resolverem as suas diferenças, algo bastante stressante. Isto porque assim que as tensões começam a aumentar, a responsabilidade de amenizar a situação é inteiramente do terapeuta.
3. Analista financeiro
Os analistas financeiros observam e examinam os dados financeiros das empresas, de forma a orientarem sobre diversas oportunidades de investimento.
Por um lado, a questão da avaliação do trabalho não é stressante. Por outro, acabam sempre por lidar com clientes insatisfeitos quando o mercado piora. Logo, precisam de saber gerir muito bem o stress à sua volta.
4. Engenheiro de manutenção de aeronaves
Esta é uma das profissões que causam mais stress. Um engenheiro de manutenção de aeronaves instala e mantém os motores das aeronaves.
Além disso, repara qualquer problema eléctrico ou sistemático com o avião. Como se trata de um trabalho muito técnico, estes profissionais estão constantemente sob pressão e são responsáveis pela segurança de todo o pessoal da companhia aérea e dos passageiros.
5. Professor
Embora seja um trabalho gratificante, é também uma posição agitada e exigente em volume de tarefas diárias. Há, ainda e para além de toda a burocracia associada, a vertente humana, que é de igual forma exigente. E muitas vezes, o salário não corresponde às expectativas.
São vários os professores que trabalham fora de horas para conseguirem ter os materiais prontos para os alunos ou para corrigirem fichas e testes. Para além disso, os professores estão agora a lidar com mudanças nunca antes praticadas no ensino. Por isso mesmo vivem num stress constante com a incerteza do futuro do ensino.
6. Operador de call center
Entre as profissões que causam mais stress encontram-se os operadores de call center. Estar sentado o dia todo a falar com pessoas pode parecer uma tarefa fácil. Contudo, quando se lida com clientes irritados e insatisfeitos, a tensão aumenta, especialmente num contexto como o actual, em que as pessoas estão cada vez mais ligadas à internet e a trabalhar a partir de casa.
Assim, os problemas que surgem são vários e a paciência tende a diminuir. Isto significa que o operador de call center terá de saber gerir e lidar com diversas situações de stress.
7. Profissional de saúde mental
Trabalhar como profissional em saúde mental exige uma natureza calma para se conseguir relacionar com o paciente. São horas e horas de trabalho, às vezes a lidar com os mesmos problemas em pacientes diferentes com o objectivo de os ajudar a superar e melhorar os distúrbios mentais e emocionais.
A procura por este tipo de ajuda tem vindo a aumentar e isto quer dizer, muitas vezes, ter de trabalhar mais horas em atendimentos, lidar com situações inesperadas e ter de somar uma dose extra de sensibilidade e resiliência à profissão.
8. Gestor de TI
Ser responsável por todos os processos de Tecnologia da Informação de uma determinada empresa pode causar bastante tensão, especialmente se houver um problema e todo o sistema falhar.
Esta é uma função em que é necessário que o profissional desenvolva rapidamente as suas habilidades de liderança. Para além disso, deve ser capaz de pensar por si mesmo para chegar a soluções rápidas e eficazes, o que é algo muito stressante, no mínimo.
9. Profissionais de enfermagem e medicina
Ser um profissional de saúde é um trabalho muito desafiante e extremamente stressante, para não referir que se trata de uma profissão emocionalmente desafiadora.
Especialmente se estivermos a falar de cirurgiões, paramédicos e profissionais que actuem em serviços de urgências – enfrentar situações inesperadas, com turnos gigantes, é um stress avassalador. E já parou para pensar no quão desafiante e cheia de riscos é a profissão de um anestesista?
10. Jornalista
O jornalista enfrenta situações bastante delicadas. Nunca é fácil escrever um artigo detalhado sobre a morte de uma criança, por exemplo, ou um simples artigo de opinião. Para além disso, lidam diariamente com o escrutínio do público e precisam de estar preparados para não se deixarem atingir.