
Sabia que o primeiro emprego de Jeff Bezos foi na McDonald’s? 15 curiosidades sobre a vida e carreira do fundador da Amazon
Jeff Bezos é um dos nomes mais conhecidos no mundo dos negócios e integra a lista dos mais ricos do mundo. Aos 59 anos, ocupa o terceiro lugar, com um património líquido de 158 biliões de dólares, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
A Insider partilha uma retrospectiva da vida e carreira do fundador da Amazon e da Blue Origin.
- Só soube que Miguel Bezos, mais conhecido por Mike, não era o seu verdadeiro pai quando tinha 10 anos.
- Dos quatro aos 16 anos passava os Verões no rancho dos avós no Texas a reparar moinhos de vento e a castrar touros.
- Em criança, ficou fã da série “Star Trek” e, em 2016, teve uma participação especial no filme “Star Trek”.
- O seu primeiro trabalho foi na cozinha de um McDonald’s em Miami.
- Para evitar passar o Verão a virar hambúrgueres, Bezos e a namorada do liceu abriram um acampamento de Verão para crianças, focado em ciências, matemática e leitura. A colecção “O Senhor dos Anéis” era leitura obrigatória e nas aulas de ciências falavam de combustíveis fósseis e do espaço.
- Formou-se em Informática na Universidade de Princeton, e recusou ofertas de emprego da Intel e da Bell Labs para ingressar numa startup de telecomunicações chamada Fitel.
- No Bankers Trust trabalhou como gestor de produto durante dois anos e transitou para o hedge fund D. E. Shaw. Quatro anos depois era vice-presidente senior. Ao mesmo tempo, tinha aulas de dança de salão para aumentar as suas hipóteses junto do público feminino.
- Casou com MacKenzie Scott Tuttle em 1993 e tiveram quatro filhos. Divorciaram-se em 2019.
- Em 1994, entusiasmado com a internet, fez uma lista de 20 produtos possíveis de vender online. Decidiu que os livros eram a melhor opção. Nesse ano deixou a D.E. Shaw para iniciar o que se tornaria a Amazon.
- No início, cada vez que alguém fazia uma compra, uma campainha tocava no escritório e os colaboradores reuniam-se para ver se alguém conhecia o cliente. Algumas semanas depois, já tocava com tanta frequência que acabaram com a campainha.
- Consta que era um chefe exigente e aparentemente contratou um coach de liderança para o ajudar. A certa altura, proibiu apresentações em PowerPoint e pediu que a equipa entregasse todas as propostas em papel. Isso encorajava o pensamento crítico, acreditava ele.
- Em 2013, comprou o Washington Post por 250 milhões de dólares e criou a empresa de turismo espacial Blue Origin.
- Também investiu no sector imobiliário e é o 24.º maior proprietário de terras do país, com mais de 160 mil hectares. Possui cinco apartamentos na Quinta Avenida, em Nova Iorque; a propriedade Warner Estate, de 165 milhões em Beverly Hills, na Califórnia; uma casa de 78 milhões de dólares em Maui, no Hawai; e uma mansão à beira-mar de 68 milhões em Miami, na Indian Creek Village.
- É dono ainda do maior iate à vela do mundo. Koru custou 500 milhões de dólares e tem 127 metros de comprimento.
- Em 2021, anunciou que deixaria o cargo de CEO da Amazon e assumiria a função de presidente executivo após 27 anos no comando da empresa, para poder dedicar-se à filantropia, nomeadamente o Bezos Earth Fund (dedicado ao combate às alterações climáticas), o Day 1 Fund (dedicado a famílias carenciadas e educação), e os outros dois empreendimentos, Washington Post e Blue Origin.