AESE Executive MBA: Uma carreira internacional sem sair de Portugal
O MBA da AESE Business School promete uma jornada intensa de transformação pessoal e profissional, na preparação de novos líderes para enfrentarem desafios em qualquer cenário de negócios.
«Desenvolver as capacidades de liderança em contextos multiculturais, promover a inovação e o empreendedorismo, data-analytics e inteligência artificial, assim como as viagens internacionais, contactando com contextos socioeconómicos de vanguarda, são alguns dos pressupostos do AESE Executive MBA», avança Rafael Franco, professor e director do Programa da AESE Business School. Apostando numa perspectiva de gestão geral, no apoio a tomada de decisões estratégicas, alavancando o espírito empreendedor e promovendo uma liderança eficaz e uma visão global através de semanas intensivas em diversos pontos do mundo, o AESE Executive MBA é, igualmente, uma eficaz ferramenta de autoconhecimento. Nesse sentido, Rafael Franco, traça, nesta entrevista, as linhas gerais do programa e aponta os pontos diferenciadores deste Executive MBA.
Quais os pressupostos para a criação do Executive MBA da AESE, a quem se destina e como se tem adaptado às exigências do mercado de trabalho actual?
O AESE Executive MBA é um programa de aperfeiçoamento em gestão, dirigido a executivos de elevado potencial que ocupam posições de grande responsabilidade ou que tendem a evoluir para cargos de direcção-geral. Temos vindo a rever os conteúdos do programa e a orientação tem sido no sentido de desenvolver as capacidades de liderança em contextos multiculturais, promover a inovação e o empreendedorismo, data-analytics e inteligência artificial, assim como as viagens internacionais, contactando com contextos socioeconómicos de vanguarda.
Que métodos ou orientações fazem a diferença para o sucesso deste MBA?
O “Método do Caso” e toda a interacção e experimentação associada tornam esta metodologia de ensino muito estimulante e rica em aprendizagens que colocam os participantes em situações desafiantes, fora das zonas de conforto. Nos últimos anos, temos adicionado jogos e simulações que criam novas situações de negócio e que estimulam de forma extraordinária a análise e a tomada de decisões.
Como caracteriza a importância das semanas internacionais?
As semanas internacionais em Nova Iorque e Tóquio são períodos de grande enriquecimento pessoal e profissional; são momentos inspiradores e marcantes. Para além dos participantes serem confrontados com realidades empresariais de vanguarda, têm a oportunidade de visitar empresas que são referências nos sectores onde operam. Procuramos que os participantes contactem com situações de negócio originais e disruptivas. A presença de participantes de diversos continentes, na mesma experiência de aprendizagem, também proporciona ligações pessoais e partilha de perspectivas que enriquecem a forma como os participantes vêem a empresa, o negócio e os grandes desafios no actual contexto económico mundial.
Na sua opinião, em que pontos se distingue o Executive MBA da AESE em relação à concorrência?
O AESE Executive MBA é um programa executivo para gestores com carreira consolidada, no sentido em que os participantes têm em média 12 ou mais anos de experiência, de diversos sectores de actividade, incluindo indústria, sector financeiro, sector não lucrativo, sector público e serviços. O corpo docente também é composto por académicos com experiência em direcção-geral. A combinação deste perfil de participantes e professores proporciona discussões e interacções em aula muito ricas, resultando em análises abrangentes e melhores decisões.
Pela sua experiência, como é que observa a transformação dos participantes depois de terminarem o programa?
Como director de programa é com muita alegria que vejo muitos participantes a serem promovidos durante o AESE Executive MBA. Outros, ao terminarem, são-lhes atribuídos cargos internacionais de topo e outros, sendo empresários, conduzem as suas empresas para elevados níveis de crescimento e rentabilidade. São estes extraordinários percursos dos nossos participantes que, de certa forma, certificam a qualidade da formação que proporcionamos no AESE Executive MBA. É um investimento com retorno para cada um, para as suas famílias e para a sociedade.
Este artigo faz parte do Especial “Academias” publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.