Ainda não tem a sua marca no TikTok? Talvez seja melhor repensar…

O TikTok apresenta o “What’s Next Report 2025”, o quinto relatório anual que identifica as tendências-chave que irão moldar o marketing e influenciar a ligação entre marcas e comunidades no TikTok no próximo ano e que tem como objectivo oferecer aos profissionais insights sobre os desejos e necessidades das pessoas.

O relatório destaca a forma como marcas e criadores irão trabalhar em conjunto em 2025 para definir novas formas de ligações e interacções, capazes de impactar positivamente os movimentos culturais. Foca-se nas tendências mais impactantes e sustentáveis, chamadas de sinais de tendência, identificados como:

1. Fusão de Marca

2. Osmose das Identidades

3. Catalisadores de Criatividade

 

1. Fusão de Marca
Em 2025, a autenticidade será mais essencial do que nunca no TikTok. Sendo esta uma plataforma dedica a partilhar e aprender informações fiáveis, as marcas estão a descobrir cada vez mais o valor de colaborar com diversos criadores, desde os avaliadores de nicho até aos perfis mais conhecidos e dinâmicos. Ferramentas como o Creator Marketplace do TikTok, a plataforma oficial para colaborações entre marcas e criadores, facilitam estas parcerias.

Em vez de depender de um único criador, as marcas podem agora conectar-se às suas comunidades em larga escala, alcançando públicos únicos e criando um storytelling autêntico. De facto, dois em cada três utilizadores do TikTok afirmam gostar quando as marcas colaboram com uma variedade de criadores. A integração de códigos personalizados e ofertas exclusivas amplifica ainda mais este alcance, permitindo às marcas estabelecer ligações impactantes e personalizadas, ao mesmo tempo que impulsionam os resultados empresariais.

Não se trata apenas de trabalhar com vários criadores, mas também de se posicionar na plataforma de forma autêntica através de conteúdos. Cerca de 40% dos utilizadores valorizam marcas que demonstram a sua personalidade , enquanto 45% consideram uma marca relevante quando esta mostra que compreende as suas necessidades. O Creative Exchange do TikTok facilita colaborações estratégicas com criadores especializados em nichos específicos, tornando as ligações com o público ainda mais significativas.

 

2. Osmose das Identidades
O TikTok está a construir uma plataforma inclusiva e empática, onde 81% dos utilizadores afirmam que o TikTok os ajuda a descobrir novos temas e tendências de que não sabiam que gostavam. Para além da autenticidade dos conteúdos, para criar uma relação genuína, as marcas devem encontrar as suas comunidades onde estas estão e partilhar conteúdos reais e não “alterados”, como entrevistas de rua, bastidores ou conteúdos que fomentem a reflexão.

Desta forma, as marcas inspiram mais confiança, ao mesmo tempo que encorajam e envolvem a comunidade. Cerca de 40% dos utilizadores do TikTok encontram mais relevância em marcas que mostram a sua personalidade, enquanto 45% consideram a relevância de uma marca associada ao sentimento de serem compreendidos.

O TikTok está também a redefinir as conversas sobre temas importantes como o feminismo, as finanças e o bem-estar. 72% das utilizadoras confessam que é fácil criar ligação e partilhar experiências de vida comuns na plataforma, mesmo entre desconhecidos. Assim, as marcas podem promover lealdade ao participar na celebração do “femininomenon” do TikTok, colaborando com utilizadoras, apoiando os utilizadores masculinos e promovendo a solidariedade feminina e o autocuidado, aproveitando comunidades como #WomenInSTEM no TikTok.

50% dos utilizadores de plataformas sociais e de vídeo acredita que conteúdos culturalmente relevantes mostram experiências e estilos de vida autênticos de pessoas semelhantes a eles.

 

3. Catalisadores de Criatividade
A inovação criativa está no centro da experiência TikTok. Desde o uso de Inteligência Artificial para criação de roteiros com o Symphony Assistant até à experiência de novos formatos como Image Ads, as marcas têm à disposição ferramentas poderosas para criar conteúdos envolventes e acompanhar as tendências em constante evolução.

Os utilizadores do TikTok têm 1,4 vezes mais probabilidade de adotar IA generativa em anúncios, destacando este entusiasmo crescente, enquanto 76% dos utilizadores apreciam um mix de imagens e vídeos em anúncios. O feedback ativo da comunidade, encorajado por 68% dos utilizadores, e ferramentas como o Insights Spotlight permitem às marcas inovar em conjunto com os consumidores, transformando-os de meros espectadores em participantes no desenvolvimento de produtos e no storytelling.

Este relatório é suportado por dados do Global TikTok Marketing Science Team, recolhidos através de diversos estudos de investigação em parceria, utilizando abordagens de métodos mistos, incluindo frequentemente inquéritos online quantitativos, exposição a estímulos num ambiente TikTok simulado e/ou análises avançadas. Este relatório foca-se em estudos realizados entre 2022 e 2024, os mais relevantes e inovadores, que abordam as principais forças de tendência em 2025.

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