Ambiciona ser um líder inspirador? O director-geral da Agência Espacial Europeia revela o que deve (e não deve) fazer na forma de comunicar

«Se não conseguir inspirar uma criança, então não estou a fazer um bom trabalho», revelou Josef Aschbacher no podcast Meet the Leader do Fórum Económico Mundial. Enquanto director-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), o seu trabalho exige ser capaz de conquistar corações e mentes para inovações visionárias e inspirar as gerações futuras.

 

Quer esteja a falar com políticos ou crianças, o responsável pelo programa espacial europeu aprendeu que captar atenção para grandes projectos requer uma comunicação clara e sem gírias. E apesar de trabalhar numa área altamente técnica, tem de ser capaz de condensar e simplificar ideias complexas para um público não científico.

As ferramentas de comunicação que Josef Aschbacher usa não se limitam ao tema do espaço e podem ser facilmente aplicadas a qualquer projecto. Aqui estão as suas quatro dicas para uma comunicação de liderança.

Não use gíria

Uma comunicação clara é a chave para ser compreendido. Quando está a trabalhar com especialistas técnicos, pode ser fácil recorrer à linguagem usada diariamente. Mas uma comunicação transparente requer adaptar a linguagem ao seu público.

«Por vezes visualizo a minha avó, ou os meus pais. E se não for capaz de lhes explicar o que estou a fazer e a sua importância, de forma a obter um feddback positivo… então acho que falhei», explica Aschbacher.

 

Conquiste o público

Uma comunicação clara pode conquistar o público, o que, por sua vez, pode levar à adesão de políticos e outros tomadores de decisão.

«Certas vezes, especialmente na comunidade espacial, somos considerados um pouco estranhos, porque o que fazemos é muito “exótico”. Mas temos de tornar isso compreensível para todos … e isso é extremamente importante, porque as decisões dos políticos são baseadas no que ouvem do público em geral.»

 

Construa confiança

Na indústria espacial, o tempo para as iniciativas gerarem resultados ou construir inovações pode levar anos. Isso significa que a fé das pessoas no resultado é fundamental.

«As pessoas têm de confiar em si. Elas precisam de acreditar que o que diz é realmente o que quer dizer», esclarece Aschbacher. «Precisam de gostar da maneira como se expressa e entender a sua mensagem. Tem de viver e seguir o que diz.»

 

Inspire os outros

A comunicação de um líder tem de ajudar os outros a ver o potencial e a entusiasmarem-se com isso. Com o programa espacial, está a ajudá-los a imaginar um mundo que é literalmente estranho e de outra dimensão.

«Quando falamos no espaço, falamos de astronautas, de explorar a Lua, a Estação Espacial ou Marte. Claro que isso também é empolgante, e é a inspiração para realmente explorar novas dimensões.»

Ler Mais