Ana Andrade, WYgroup: Transformar o trabalho em mais do que isso

É um escritório, mas é conhecido como “Casa da Praia”. E ao entrar percebe-se porquê. O espaço de trabalho do WYgroup é apenas uma face visível de um ADN que coloca as pessoas em primeiro lugar. Porque acreditam que «a felicidade no trabalho é o motor que traz valor acrescentado» ao que fazem. A missão de Ana Andrade passa aí, por criar as condições para que o trabalho seja mais do que isso.

 

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

Até Setembro de 2022, data em que Ana Andrade integrou o WYgroup, a função que Ana Andrade foi assumir – head of Poeple Talent and Culture – não existia. E o que lhe foi pedido foi que priorizasse a consolidação de políticas e práticas que tornassem a jornada dos colaboradores uma experiência «tão positiva quanto transformadora». O mote para o seu trabalho diário é a «potencialização máxima do capital humano, oferecendo oportunidades de crescimento constantes». No mais, procuram ser pioneiros na forma de pensar a proposta de valor para as suas pessoas. Do outro lado, procuram sobretudo quem se identifique com a cultura e valores da empresa. Porque «todas as restantes competências se constroem, trabalham e aprendem».

 

Assumiu funções no WYgroup em Outubro do ano passado. O que mais a motivou a aceitar o desafio?
O próprio desafio, assumir uma função totalmente nova no grupo dedicada às pessoas e ao seu desenvolvimento, foi esse o grande impulsionador. Alicerçado numa completa identificação com os valores, cultura e missão de sete empresas, onde o bem-estar dos colaboradores é uma preocupação transversal e genuína.

 

Que empresa esperava encontrar e que empresa encontrou?
Dado a sua dimensão, não esperava encontrar um conjunto de empresas com um ambiente tão familiares e próximo. Foi algo com que me identifiquei desde o início. É importante que as empresas, independentemente da dimensão, mantenham esta cultura, e é algo que no WYgroup fazemos com primazia.

 

Como referiu, assumiu uma função – head of People Talent and Culture – que até à data não existia no WYgroup. Que significado isto tem?
A criação desta função, completamente dedicada à área de Pessoas, Talento e Cultura, é o reflexo de uma organização para a qual o seu activo humano está em primeiro lugar. Embora fosse algo que estivesse sempre presente no ADN do grupo, esta função vem reforçar ainda mais esta vontade.

 

O que lhe foi pedido?
Nas conversas que antecederam a integração no Grupo, foi-me pedido que priorizasse a consolidação de políticas e práticas de Gestão de Talento, para tornar a jornada dos colaboradores uma experiência tão positiva quanto transformadora. Porque acreditamos que o nosso crescimento só é possível quando sustentado em equipas saudáveis e felizes.

É este o mote do meu trabalho diário, a potencialização máxima do capital humano, onde se procura oferecer oportunidades de crescimento constantes que visam a realização tanto pessoal como profissional.

 

Quantas pessoas integram o WYgroup?
Neste momento, contamos com já mais de 500 extraordinários colaboradores, e destes, mais de 150 integraram o grupo no ano passado. Um crescimento exponencial que conjectura um desafio admirável para a área de Talento e Gestão de Pessoas.

 

E que prioridades assumem na gestão dessas mais de 500 pessoas?
Temos vindo a traçar um caminho de construção de planos de carreira, focado no crescimento e evolução dos colaboradores, assim como na formação especializada para capacitação dos nossos líderes.

 

O facto de integrarem sete unidades de negócio diferentes traz desafios acrescidos?
Embora o grupo seja composto por sete empresas distintas, que actuam em diferentes áreas, combinando Criatividade, Dados e Media, Engenharia e Tecnologia, e ainda inclui na sua oferta serviços de formação especializada, contribuindo para a conversão e transição digital das empresas, estas complementam-se e projectam objectivos futuros comuns.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de Abril (nº. 148)  da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais