
Aon Portugal reforça equipa
A Aon nomeou Ricardo Negrão para o cargo de head of Cyber Risk em Portugal, que ficará responsável pela área de negócio da empresa dedicada ao desenvolvimento e implementação de estratégias e soluções de gestão do risco cibernético junto dos seus clientes.
Com uma experiência de mais de 20 anos em consultoria de sistemas de informação, o responsável desempenhou vários projectos nesta área, entre os quais a implementação de ERPs (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), de solução de cloud, de soluções Microsoft e soluções de segurança.
Nos últimos anos, o responsável esteve focado na área da cibersegurança, tendo desenvolvido e implementado um SOC (Centro de Operações de Segurança), uma ferramenta de SIEM (Sistema de Gestão de Informação e Eventos de Segurança), um programa de awareness para os colaboradores, a introdução das boas práticas e controlos de segurança de acordo com a norma ISO 27001 e a introdução de controlos relacionados com o normativo do RGPD.
O novo head of Cyber Risk da Aon Portugal iniciou a sua carreira na CapGemini como consultor de sistemas de informação, tendo passado pela Ordem dos Advogados, onde desenvolveu a assinatura digital no contexto da comunicação segura entre os advogados e os sistemas de informação do Ministério da Justiça.
Posteriormente colaborou com o Ministério da Justiça, onde elaborou e desenvolveu o Programa Estratégico de Sistemas de Informação para a Justiça. Antes de ingressar na Aon Portugal, esteve na PLMJ enquanto responsável pela implementação da primeira solução com SAP numa sociedade de advogados em Portugal.
Licenciado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, com uma pós-graduação em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Católica Portuguesa, certificações ISO 27001 – Foundations e de Certified Information Privacy Techonogist da IAPP para os temas de privacidade dos dados pessoais, Ricardo Negrão é um membro ativo da comunidade IT4Legal, onde promove a discussão do uso das tecnologias de informação no contexto da justiça e dos seus profissionais.