Apenas 1,3% das mulheres é fundadora de empresas tecnológicas. Esta comunidade quer mudar isso

De acordo com o “Pioneers” – lançado em 2019 pela comunidade Portuguese Women in Tech, em parceria com a Polar Insight e com o apoio da Deloitte -, apenas 1,3% das mulheres é fundadora ou cofundadora de empresas tecnológicas.

 

O primeiro estudo em Portugal que caracterizou a presença feminina na área tecnológica revelou ainda que apenas 0,8% das mulheres é investidora e 63% não tem qualquer responsabilidade em termos de coordenação de pessoas.

Esta é uma realidade que a comunidade Portuguese Women in Tech tem tentado combater com diversos projectos direccionados para o ecossistema tecnológico português. Ontem, arrancou mais uma iniciativa com o objectivo de aumentar a representatividade das mulheres nesta área.

Através de uma rede de mentores, contactos e formação, a segunda edição do “Future Female Founders” quer apoiar empreendedoras a desenvolver ideias de negócio, desde a concepção à criação da empresa. O programa de pré-aceleração, que arranca a 20 de Outubro e terá uma duração de quase três meses, divide-se em três fases: inspiração, networking e capacitação.

Na primeira fase, as participantes podem contar com o apoio de vários nomes de relevo na área tecnológica (investidores, entidades e empreendedores) que, como mentores, partilharão conhecimento privilegiado.

Na segunda fase, são promovidos workshops e reuniões com outras participantes, numa espécie de rede de entreajuda.

Por fim, na fase de capacitação, será facultada formação prática, conduzida por empreendedores com experiência. Modelos de negócio, marketing digital, vendas (online e offline), pitch e storytelling serão algumas das temáticas exploradas.

Inês Santos Silva, cofundadora da comunidade Portuguese Women in Tech, explica «é urgente a representatividade feminina no ecossistema e é por isso que apostar em iniciativas que promovam a diversidade e a inclusão das mulheres na comunidade tecnológica é tão imprescindível. Esperamos que este programa consiga dotar as participantes das ferramentas necessárias para criarem os seus próprios negócios».

As inscrições, totalmente gratuitas, podem ser feitas aqui até 30 de Setembro. As candidatas seleccionadas serão anunciadas no dia 20 de Outubro.

Ler Mais