![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2012/02/Trabalho-Temporário.jpg)
APESPE apresenta relatório sobre Trabalho Temporário em Portugal
A Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego apresentou os principais resultados do Relatório Anual 2013 do Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário.
As principais conclusões do relatório da APESPE, que, por sua vez, recorre a dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional relativos a 2012, indicam um aumento de 5,4% no recurso do Trabalho Temporário face a 2011.
Outro indicador revelado pelo IEFP é a idade média do Trabalhador Temporário – 33,3 anos em 2012 – e a duração média dos contratos de cedência temporária, que se fixou nos 3,7 meses. Em termos salariais, o valor médio da remuneração base mensal do Trabalhador Temporário foi, nesse mesmo ano, de 582 euros.
O relatório revela também que os profissionais da categoria profissional “Pessoal dos serviços directos e particular de protecção e segurança” são os mais contratados nesta área (20% do total), ao passo que o sector de actividade económica que mais recruta Trabalhadores Temporários é o do Alojamento (9,4% do total).