APESPE apresenta relatório sobre Trabalho Temporário em Portugal

Trabalho TemporárioA Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego apresentou os principais resultados do Relatório Anual 2013 do Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário.

As principais conclusões do relatório da APESPE, que, por sua vez, recorre a dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional relativos a 2012, indicam um aumento de 5,4% no recurso do Trabalho Temporário face a 2011.

Outro indicador revelado pelo IEFP é a idade média do Trabalhador Temporário – 33,3 anos em 2012 – e a duração média dos contratos de cedência temporária, que se fixou nos 3,7 meses. Em termos salariais, o valor médio da remuneração base mensal do Trabalhador Temporário foi, nesse mesmo ano, de 582 euros.

O relatório revela também que os profissionais da categoria profissional “Pessoal dos serviços directos e particular de protecção e segurança” são os mais contratados nesta área (20% do total), ao passo que o sector de actividade económica que mais recruta Trabalhadores Temporários é o do Alojamento (9,4% do total).