Aplicação gratuita ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações
Programa de desenvolvimento pessoal da Fundação José Neves, o 29k FJN, ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações.
Há um declínio preocupante do bem-estar e da saúde mental dos mais jovens, acentuado nos últimos anos.
Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que, a nível mundial, a prevalência de jovens com doença mental é de cerca de 20% e continua a crescer. Actualmente, estima-se que 1 em cada 7 jovens (entre os 10-19 anos) tem problemas de saúde mental e que o suicídio é a quarta principal causa da morte de jovens dos 15 aos 29 anos.
Para fazer face a esta situação, acelerada com a pandemia e agora com um cenário de guerra na Europa, a aplicação portuguesa 29k FJN da Fundação José Neves, que conta já com mais de 25 mil utilizadores registados, acaba de lançar ferramentas para ajudar jovens dos 15 aos 20 anos a lidarem com as adversidades e o stress, e a melhorarem o seu bem-estar e saúde mental.
A app 29k FJN é gratuita, está disponível para iOS e Android e pode ser descarregada em https://joseneves.org/pt/29-k-fjn-jovens.
São três os cursos da 29k FJN direcionados para jovens:
Lidar com o stress – ajuda a aprender como mudar as coisas que se podem controlar e a encontrar novas formas de lidar com o que não se consegue.
Construir relações – disponibiliza ferramentas concretas para ajudar a construir e a melhorar relações, as de amizade e as outras.
Sê teu amigo – ajuda a mudar a relação contigo mesmo através de exercícios preparados para trabalhar a autocompaixão.
Os três cursos têm como embaixadores vários jovens portugueses, entre os quais a cantora Nenny, o bailarino António Casalinho, solista da companhia de dança ‘Bayerisches Staatsballett’ de Munique, Ritinha, finalista do The Voice Portugal, e Zicky Té, o melhor jogador jovem de futsal do mundo.