Aprenda a gerir para pedir a outro que gira por si

Por Ana Gonçalves, fundadora da Academia Negócios de Saúde

 

Os profissionais de saúde passam anos a estudar (e a praticar) intensivamente, até se tornarem médicos, enfermeiros ou fisioterapeutas, entre várias outras profissões. E, para se manterem actuais, relevantes e os melhores profissionais possíveis, essa vida de constante estudo nunca acaba. Mas raros são os profissionais desta área que têm ou querem ter formação na área de gestão e, sobretudo na altura de abrir a sua clínica, esse pode muito bem ser o conhecimento mais importante.

Há diversos perfis de profissionais de saúde. Para simplificar, vamos identificar dois. O primeiro, que me parece ser o mais comum, que se dedica à sua carreira trabalhando no SNS ou na prática privada, gerida por outros, tentando ser o melhor possível e trabalhando em prol da sua melhoria contínua e da possibilidade de mudar a vida dos seus doentes. O segundo, que é menos comum, mas ainda assim em número elevado, é o profissional de saúde, que pretendendo na mesma ser o melhor na sua área, tem objectivos de negócios e a vontade de abrir uma clínica sua.

Na altura de abrir uma clínica, além de milhentas questões burocráticas, logísticas e de estudo de mercado, é essencial ter noções de gestão. Entender as contas pode ser bem mais difícil do que se espera. O dono de uma clínica, sendo profissional de saúde, quererá, em muitos casos continuar a sua prática clínica, deixando os temas de gestão para outros. Mas mesmo confiando plenamente nas pessoas que escolhe para cada função cabe ao dono da clínica ter conhecimentos que o tornem capaz de a gerir, mesmo que, na prática, não a gira no dia a dia.

A gestão de uma clínica passa pela gestão de recursos humanos, desde a contratação à motivação diária e definição de objectivos a atingir, passando por momentos menos agradáveis, mas naturais em qualquer organização, como ter que dispensar pessoas que não fazem sentido para o projecto. E a cada contratação é preciso pensar no contrato a fazer, comunicação com as autoridades, processamento de salários e outras questões. E, claro, a gestão passa muito por entender o por vezes complexo mundo das finanças. Quanto deve a clínica faturar para conseguir pagar ordenados, impostos e dar lucro? Por muito que tenhamos profissionais de excelência a responder a esta questão, nunca, ninguém terá mais interesse na resposta do que nós, empreendedores.

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