
Aproveitou os feriados para umas férias. Regressar não tem que ser difícil. Siga estas dicas
Enquanto que, para algumas pessoas, uma pausa significa regressar ao trabalho com baterias recarregadas, para outras é sinónimo de uma sensação de ansiedade difícil de gerir. Estas dicas podem ajudar.
O site Ekonomista partilhou algumas dicas para um bom regresso ao trabalho.
1. Evite o regresso abrupto
Evite regressar de férias no dia antes de ir trabalhar. O ideal será dois ou três dias antes, pois dessa forma vai ter tempo de se readaptar aos horários e rotinas. Organize a casa e tudo o que necessita para que possa regressar ao trabalho de forma suave e tranquila.
2. Volte ao trabalho aos poucos: assuma pequenas tarefas diárias
Existem várias dicas para um bom regresso ao trabalho. No entanto, esta é uma das mais importantes, voltar ao trabalho a um ritmo saudável.
Uma das formas de minimizar os efeitos do cansaço pós-férias é, efectivamente, fazer um planeamento com antecedência para que não deixe o trabalho todo acumulado para o seu regresso, para que quando retomar, consiga executar pequenas tarefas diárias e manter o seu bem-estar em primeiro lugar.
Olhar para o regresso ao trabalho como uma oportunidade de mudança, pode fazer a diferença. Faça uma análise dos seus comportamentos menos saudáveis e que podem ou devem ser modificados.
Por exemplo, se acorda, normalmente, em cima da hora e anda sempre a correr logo pela manhã para chegar ao trabalho a horas, porque não começar a levantar-se mais cedo, ouvir a sua música preferida e tomar um bom pequeno-almoço sem pressas?
Reflita sobre o que pode fazer diferente, o que pode fazer para se sentir bem que contribua para o seu bem-estar emocional.
4. Aproveite os tempos livres – reprograme a sua agenda
Tente incluir na sua agenda semanal algumas actividades de que goste. Pode ser ir ao cinema, passear na praia ao final do dia ou jantar com os amigos, o importante é que seja algo que lhe desperte emoções positivas e o faça sentir bem.
Pense em tudo aquilo que tem para fazer e escreva-o num papel, por exemplo. A seguir observe aquilo que escreveu e reflicta sobre quais são as tarefas que tem andado a adiar e uma forma de as concluir.
Opte por fazer uma lista de prioridades para que encontre as tarefas que não dependem exclusivamente de si para que fiquem concluídas e verá que se sentirá muito mais leve, descansado e organizado.
Menos é mais. Deixe ficar apenas aquilo de que realmente precisa, mude a disposição dos elementos, renove a decoração do espaço ou simplesmente coloque uma fotografia inspiradora ou um objecto especial na sua secretária. Isso vai ajudá-lo a manter a boa energia.
7. Aprenda a desligar-se
O que acontece muitas vezes quando temos excesso de trabalho é o facto de não nos conseguirmos desligar. Mesmo que o trabalho seja muito e tenha ficado acumulado, é importante aprender a separar estes dois espaços. Por isso, sempre que possível deligue-se do trabalho a partir do momento em que chega a sua casa.
8. Dê prioridade ao seu bem-estar
O bem-estar é o centro de produtividade no trabalho e na sua vida pessoal. Está relacionado com a sua felicidade, com os níveis de stress, confiança e sensação de segurança. Depois de ter identificado as coisas que contribuem para o seu estado ideal de bem-estar, faça deles uma prioridade.
Faça planos para o primeiro de semana depois das férias. Pode ser uma ida ao cinema, ao teatro ou um passeio com a família. O que interessa é que seja algo que realmente gosta e lhe dá prazer. Irá sentir-se muito mais animado e motivado ao longo da sua primeira semana de trabalho depois das férias.