Arrancou hoje a Web Summit. Veja os impressionantes números (sobretudo na operação tecnológica)
A MEO, parceira tecnológica da Web Summit desde 2016, vai ter cerca de três quilómetros de fibra óptica e 44 quilómetros de cabo de rede UTP instalados e terá capacidade para suportar 130 mil dispositivos em simultâneo por ‘wireless’.
A cimeira tecnológica arrancou hoje e termina a 14 de Novembro, com a organização a esperar mais de 70 mil participantes, cerca de 1000 investidores e 3000 startups.
A operadora da Altice Portugal destaca, na edição deste ano, a «capacidade para suportar 130 mil dispositivos simultâneos pela rede ‘wireless’» e «cerca de três quilómetros de fibra óptica e 44 quilómetros de cabo de rede UTP instalados».
A rede ‘wifi’ (Meo Arena e FIL) foi reforçada com «420 ‘Access Points’ e 700 antenas (no total de 920 AP e 1.700 antenas geridas) e 180 ‘switchs’ (no total de 320 geridos)». A MEO destaca ainda que foi reforçada a cobertura 5G na Meo Arena e a cobertura da rede móvel nas várias zonas do evento (FIL + MEO Arena + Night Summit).
A operação tecnológica da MEO será realizada em dois locais para garantir a monitorização e fiabilidade das comunicações do evento, sendo que na sala de operações, instalada na Web Summit, «estará em permanência uma equipa dedicada com capacidade para atuar de imediato no local».
Esta equipa está em «estreita e constante colaboração com o centro de operações, localizado em Picoas, constituído por equipas, a operar 24/7, com vista a garantir a gestão e a operação de todas as redes ‘core’ que suportam os serviços prestados ao evento (rede ‘wired’, rede ‘wireless’, rede móvel, ‘broadcast’ TV, ‘roaming’ e interligações internacionais», refere a operadora da Altice Portugal.
De acordo com a MEO, «foram necessários mais de dois meses de preparação e a colaboração de uma equipa de mais de 170 profissionais, dos quais 100 colaboradores focados na implementação e reforço da rede» na edição deste ano.
«Não é fácil conectar 70 mil pessoas de todo o mundo, mas confiamos no MEO para nos ajudar a oferecer uma experiência fluida a todos os que passam pelo recinto, prontos para conectar, conhecer pessoas e explorar tudo o que a Web Summit oferece», afirma Artur Pereira, country manager da Web Summit para Portugal e Brasil.