Arrivia: Os interesses dos colaboradores como principal estratégia

Tendo em conta que um dos requisitos fundamentais para trabalhar na arrivia é o domínio da língua inglesa, não sendo necessário saber falar português, a empresa atrai além de portugueses, muitos estrangeiros residentes em Portugal.

O universo dos colaboradores arrivia é um espelho do mundo. Dos actuais 211 colaboradores contam-se 35 nacionalidades, para além disso, enquanto empresa global, encontra-se representada nos EUA, México, Reino Unido, India, Austrália, Filipinas, Nova Zelândia, Portugal e Vietname. Outro aspecto a salientar, é o facto de as equipas serem globais, o que significa que líderes que residem em Portugal, por exemplo, poderem gerir equipas desde as mais diversas localizações geográficas. Este ambiente multicultural e não discriminatório, faz da empresa um lugar dinâmico e interessante do ponto de vista cultural. A empresa oferece ainda aos colaboradores benefícios que foram pensados para serem inclusivos de vários pontos de vista e, assim, dar resposta às necessidades de uma população tão diversificada.

 

Benefícios e programas
O programa de assistência ao colaborador (Employee Assistance Program) da organização, conta com uma rede de instituições, profissionais e serviços de referência em diversas áreas (infância, terceira idade, legal, financeiro), bem como uma linha de apoio, disponível 24 horas por dia e em vários idiomas, que pode ser utilizada pelo colaborador ou membro do agregado familiar, além de cosultas de psicologia gratuitas. A política de apoio à parentalidade, por exemplo, dá oportunidade ao colaborador de requerer apoio financeiro para constituir família independentemente da tipologia da mesma (adopção, tratamentos de fertilidade, entre outros).

Outro dos programas implementados pela arrivia é a promoção de oportunidades de mobilidade interna, não só na transição entre departamentos, como em processos de acesso a posições de liderança ou de projecto. Só no ano de 2022, a empresa concretizou 26 processos de mobilidade interna, dos quais 8 para posições de liderança e 2 para gestão de projectos específicos.

No que toca ao regime de trabalho, o escritório em Portugal adoptou um modelo de trabalho flexível, tirando partido das soluções híbridas. Houve, também, um investimento por parte da organização na melhoria das instalações, de modo a promover um ambiente mais confortável e moderno aos colaboradores que não têm possibilidade de trabalhar remotamente. Outra iniciativa importante relacionada com a promoção de um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, prende-se na implementação de horários concentrados de 4 dias, em algumas equipas e departamentos. Com a actualização da legislação laboral em 2022, que obriga a reunião presencial bimestral das equipas, a direcção local decidiu tornar as mesmas não só em momentos de team building, mas também de responsabilidade social, sendo que duas vezes por ano esta reunião será dedicada a uma acção social em prol de uma entidade ou instituição social local. Além destas acções em conjunto, cada colaborador arrivia poderá utilizar um dia de trabalho por ano para fazer voluntariado numa instituição à sua escolha.

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº.148) da Human Resources.

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