As 5 mentiras que podem estar a arruinar a sua carreira

1verdade_mentira_rsSaiba identificar as mentiras que conta a si próprio para se sentir melhor, mas que têm a capacidade de desmoronar o seu futuro.

1) “Não encontrei o meu trabalho de sonho/ a minha paixão.” Isto é verdade? Não sabe identificar o que gosta de fazer? Existe algo que faz melhor do que a maioria das pessoas que conhece? Quando tem um dia livre para fazer o que entender, o que decide fazer?
Mude a história: em vez de “não encontrei o meu trabalho de sonho”, substitua por “Há muitas coisas que adoro fazer.”

2) “Não gosto do meu trabalho, mas não me posso dar ao luxo de o deixar”. É mesmo? A única maneira, neste planeta, que tem para ganhar dinheiro é o seu trabalho actual? Não há nada que possa cortar do seu orçamento que lhe permita ser mais livre?
Mude a história: diga antes que “não se pode dar ao luxo de ficar num trabalho que não gosta nem se identifica.” Planeie o seu futuro. Identifique o trabalho de sonho e o que tem de fazer para o ter, desde formações à criação de networking.

3) “É tarde demais para mudar de direcção”. Isso é verdade? Quantos anos de vida acha que lhe restam? Agora multiplique isso por 8 765, que é o número de horas em cada ano. É realmente pouco tempo para que possa mudar de direcção? O livro de Malcolm Gladwell, “Outliers”, diz-nos que pode ser óptimo no que faz, com alguma habilidade e 10 mil horas de prática. Nunca deixe um objectivo, porque vai demorar muito tempo – o tempo vai passar de qualquer maneira.
Mude a história: substitua o seu discurso por “Se começar hoje, a viagem de mil milhas inicio com o primeiro passo.” Temos que aprender que nunca é tarde para começar, o pior mesmo é não fazer nada.

4) “Se prosseguir com a minha própria felicidade é egoísmo. Tenho que pensar na minha família”. Sério? Há uma razão para os comissários de bordo serem os primeiros a colocar uma máscara de oxigénio, em caso de uma perda repentina de pressão, antes de ajudar os outros. Quão útil é para a sua família e amigos? Quão pior é aturarem-no: esgotado, doente, ressentido ou enfurecido porque não têm tido o cuidado devido consigo? Como seria a sua casa se estivesse ocupado a perseguir uma vida que honra?

Mude a história: em vez de “perseguir os meus sonhos é egoísmo”, substitua por “vou mostrar aos meus filhos o que é viver uma vida plena”. Isto sim será enriquecedor e inspirador para a sua família.

5) Odeio o meu trabalho agora, mas eu vou ser feliz assim que: conseguir a promoção / terminar o projecto / recolher o bônus / obter o meu diploma.” Tem a certeza? Tente descobrir antes o que o impede de alcançar a felicidade e de gostar do seu trabalho? Quanto tempo é que considera que vai precisar para parar de odiar o seu trabalho, depois de realizar esse objectivo “mágico” que o vai fazer feliz? Está comprovado que a felicidade é temporária. Há uma frase de The Dave Matthews Band que gosto particularmente: “O futuro não é um lugar para colocar os seus melhores dias.” A felicidade é uma escolha que se faz. Não é um sentimento mágico que nos é conferido a partir de alguma força externa.
Mude a história: em vez de “vou ser feliz quando ….”, substitua por “posso ser feliz agora.” E construa a sua história e acredite na sua melhor versão. Esta é a maneira mais rápida e eficaz para mudar a sua vida.

FONTE: Theresa Sullivan, LinkedIn

Ler Mais