As características que fazem um excelente CIO
Um estudo da especialista em executive search Boyden mostra que os CIOs são uma mais-valia nas empresas.
Os CIOs, ou Chief Information Officers, como responsáveis máximos pelos sistemas e tecnologias de informação de uma empresa, estão a ganhar cada vez mais preponderância nas organizações numa época de crescente complexidade. Contudo, estes têm tendência a ser encarados como «um mal necessário» pelos restantes membros dos Conselhos de Administração, meros gestores de projectos tecnológicos maçadores mas essenciais, e nunca aceites de igual para igual.
O estudo “Do CEOs have the CIOs and IT capability they deserve and require?” da especialista em executive search Boyden mostra que cada vez menos é assim.
«Um CIO de grande qualidade tem a capacidade de inspirar e entusiasmar, tal como de ajudar uma organização a manter o equilíbrio difícil entre as responsabilidades na protecção de dados e inovação; entre a privacidade dos clientes e a intrusão; entre um acesso facilitado a informação de alta qualidade e a manutenção da segurança nas TI de forma a proteger a empresa de hackers», diz o estudo.
O relatório aponta vários elementos em comum entre os melhores CIOs. Estes «percebem o sector onde trabalham e são capazes de identificar os elementos de mudança». São capazes de inovar verdadeiramente, focados em trazer valor e difereciação competitiva às empresas, com a vantagem de possuírem uma percepção profunda das complexidades e interdependências cada vez maiores do sector onde estão inseridos.
O rigor e a disciplina, a capacidade de envolver e influenciar os stakeholders, de trabalhar orientado quer ao cliente, ou ao regulador, accionista, aos mercados ou à concorrência também são características essenciais. «São ambiciosos, focados e inteligentes o suficiente para enveredarem por cargos mais clássicos» e «devem ter uma personalidade carismática que chame a atenção e que ponha os seus colegas e as suas equipas à vontade, conclui o relatório.