As cinco novas competências essenciais para os gestores de Pessoas
A internacionalização das empresas está a trazer novos desafios aos responsáveis da área de Gestão de Pessoas. Tome nota de cinco novas competências essenciais para fazer frente às questões de mundo cada vez mais complexo.
A necessidade de internacionalização das empresas é, muitas vezes, essencial para a sobrevivência das organizações. Torna-se por isso imperioso que a área de Gestão de Pessoas saiba conduzir de forma eficaz a expansão internacional do negócio, salienta um estudo da Meta4, empresa especializada em soluções para a gestão e desenvolvimento do capital humano.
«Na hora de abordar um processo de internacionalização, as empresas que operam em diferentes mercados e países têm que considerar a área de Recursos Humanos como um dos seus pilares básicos, sendo um factor-chave para o êxito ou fracasso dos seus projectos», explica a entidade. Assim, o papel de gestor de Pessoas ganha um novo relevo: «É indispensável que as empresas multinacionais contem com profissionais de Recursos Humanos capazes de dar resposta a estes desafios.»
Quais são as cinco novas competências essenciais para um gestor de Pessoas?
«Integração. A homogeneização dos diferentes processos e políticas de Recursos Humanos de uma empresa, seleccionando as melhores práticas existentes em cada país, é um dos principais desafios destes profissionais. Nem sempre as boas práticas advêm das casas-mãe, podendo surgir graças à colaboração entre os departamentos centrais e locais.
Gestão da diversidade. A capacidade de trabalhar com diversas equipas é uma das skills basilares, já que o director corporativo de Recursos Humanos terá que trabalhar com equipas de diferentes áreas geográficas e culturalmente diversificadas.
Flexibilidade. Cada vez mais surge a necessidade de entender as diferentes formas de cada equipa interpretar diferentes situações. A capacidade de adaptar a visão da empresa a cada uma das possíveis interpretações da realidade é uma das chaves para um trabalho bem-sucedido.
Persuasão e capacidade de influência. A capacidade de conseguir que os colaboradores contribuam para atingir um objectivo concreto é a chave. Esta competência interliga-se com a gestão de diversidade. O profissional de Recursos Humanos deve ter a capacidade de influenciar e comunicar com todo o tipo de grupos e culturas, de forma a que a organização caminhe na direcção correcta.
Fiabilidade e Integridade. Transmitir com transparência os valores da empresa é uma das principais funções do director de Recursos Humanos. Estes profissionais devem ser um reflexo da identidade da empresa e, portanto, ser um exemplo de integridade e fiabilidade para as restantes áreas da organização.»