As competências cognitivas e sociais

Por Ricardo Florêncio

“As pessoas estão a perder as competências cognitivas e sociais de que necessitam para uma vida pessoal e profissional próspera.” Esta frase foi proferida por Richard Davis, reputado psicólogo organizacional. Uma frase, um statement, brilhante, com um resumo de um tema, que muito se tem falado e discutido, mas quase sempre “ao lado”, nunca se indo ao fundo da questão (aliás, como é apanágio da nossa sociedade).

Desde há tempos para cá (e talvez a pandemia tenha acelerado esta tema), as pessoas mudaram muito, e o relacionamento entre as mesmas nunca mais voltou a ser o mesmo. A intolerância, a impaciência, a rispidez, a incapacidade de ouvir os outros, a falta de empatia, estão hoje em dia bem marcadas no nosso dia-a-dia. Hoje passa-se da conversa para a discussão, sem se perceber bem o porquê, e sobre temas, que não valem mesmo a pena. E, como Richard David afirma, isso afecta a nossa vida pessoal e profissional, que obviamente estão cada vez mais relacionadas. Não são situações estanques.

As empresas já sentem, claramente, esta pressão. E é obviamente um tema que tem de ser abordado, falado, discutido, para se analisar o que se pode, e deve, fazer, para, pelo menos debelar o problema, mas indo mesmo ao fundo da questão, ao cerne do problema. As empresas vivem muito das inter-relações entre os seus colaboradores, de umas empresas com as outras. E se esse diálogo, se essa capacidade de relacionamento se vai esfumando, todos sem excepção, não tenhamos dúvida nenhuma, que seremos impactados com o problema.

Não devemos é fingir que não existe, pois assim nada se resolve.

 

Editorial publicado na revista Human Resources nº 163, de Julho de 2024

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