As pessoas em primeiro lugar – a única maneira de encarar o futuro

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O que é necessário para criar um bom ambiente de trabalho: flexibilidade? Novos desafios? Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? É essencial perceber que o bem-estar dos colaboradores é o segredo de qualquer empresa.

Perante uma geração que valoriza um outro tipo de compensações laborais, há que saber adotar uma nova escala de valores e perceber o que é preciso oferecer em troca de todo o seu potencial: tempo; flexibilidade; formação; desafios profissionais; equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e outros. É necessário mudar as mentalidades, a cultura e o modus operandi das empresas portuguesas e começar a ver os colaboradores como o verdadeiro motor da organização.

A Eurofirms desenvolveu e consolidou um projeto internacional ímpar e pioneiro: um modelo de gestão por valores, baseado em três pilares fundamentais: pessoas, inovação e excelência, que apenas é exequível e real quando se tem uma equipa focada e a trabalhar com base no respeito, confiança e responsabilidade.

Miquel Jordá, Diretor-Geral do Grupo Eurofirms, defende que, para uma empresa ser sustentável a longo prazo, “primeiro estão as pessoas e só depois a atividade comercial”. A verdade é que se as pessoas tiverem uma sensação de pertença e acreditarem que são um elemento fulcral na equipa, naturalmente, são mais criativas e estão mais motivadas, originado um espaço de liberdade e de responsabilidade partilhada.

Mas, qual é o papel que os valores de uma organização desempenham nas pessoas? Até que ponto são importantes? Para a Eurofirms, os valores são fundamentais e deverão ser a base de qualquer empresa. Todas as pessoas gostam de ser valorizadas e de serem tratadas com respeito. E o resultado dessa aposta é maravilhoso, criando um ambiente de trabalho de elevada satisfação e potenciador do Employee Branding da organização. Não existe nada mais poderoso e credível para a marca que ter os colaboradores a comunicar por ela. Convertê-los em embaixadores voluntários da empresa é o melhor que pode acontecer. No entanto, para que isto seja uma realidade e se torne benéfico para a organização é necessário que seja coerente e consistente no que efetivamente é praticado, devendo procurar o bem-estar das pessoas a e a felicidade dos seus colaboradores. Está provado que pessoas felizes realizam um trabalho melhor e as vantagens são enormes: bom ambiente de trabalho; cooperação ao invés de concorrência; ritmo de trabalho sustentável a longo prazo; redução do nível de rotação e outras.

Por acreditarmos no modelo e por ser a nossa cultura de empresa “People First”, ao longo dos anos, criámos um projeto emocionante baseado no bem-estar das pessoas. Na Eurofirms queremos contribuir para um mundo e para uma sociedade melhores para todos. E empenhamo-nos a fundo para alcançá-lo no nosso dia-a-dia promovendo a criação de emprego, o desenvolvimento do talento e oferecendo um serviço de excelência aos nossos clientes com o objetivo de os ajudar na sua trajetória e, consequentemente, no crescimento da economia e do mercado laboral.

A sustentabilidade de qualquer negócio passa, e passará sempre, por colocar as pessoas no centro da organização.

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