As profissões promissoras em 2012
A área da tecnologia surge quase sempre em destaque quando se fala em profissões promissoras e 2012 não é excepção.
Com o mercado do trabalho a assumir contornos globais e quando, em Portugal, se fala de crise e austeridade, há profissões que, segundo os analistas ouvidos pela revista brasileira Exame, vão ser indispensáveis no próximo ano.
As profissões promissoras em 2012:
Programador de aplicações móveis: a criação de aplicações para os dispositivos móveis vai ganhar destaque nos próximos meses, sobretudo entre os profissionais que tenham conhecimento em linguagens de multiplataforma.
Engenheiro especializado em tecnologias de colaboração: Cada vez mais, as empresas vão optar por implementar plataformas sociais, e não se restringir ao e-mail, como ainda acontece. Ter conhecimento na criação e organizações de portais, por exemplo, será um vantagem.
Inteligência empresarial: A necessidade de profissionais que organizem as operações corporativas será crescente. Exemplo de uma das tarefas que terão de cumprir é organizar base de dados dos utilizadores das redes sociais e, depois, ser capaz de integrá-los na visão de negócio.
Analistas de administração corporativa: A segurança dos dados e serviços na nuvem vão passar a ser a prioridade.
Gerente de TI e gerente de projectos: Profissionais com estas valências são sempre necessários, mas não devem deixar de ter formação em novas áreas. Sobretudo no que à tecnologia diz respeito, já que as novidades são uma constante.