As três profissões tecnológicas mais procuradas em Portugal são estas. Adivinha os salários? (pode chegar a 120 mil euros/ ano, sem bónus)

Developers (back e front), CyberSecurity, Data&BI vão ser os três perfis mais procurados pelas empresas em Portugal no sector das tecnologias da informação. Quem o diz é a consultora Robert Walters, especializada em recrutamento de trabalhadores para postos intermédios e directivos.

 

Segundo os dados da empresa, estes empregos tecnológicos vão todos conhecer uma melhoria salarial em 2023, quando comparado com o intervalo de salários registado em 2021/2022.

Abaixo, veja a lista dos salários anuais expectáveis em Portugal para estas posições, excluindo bónus:

 

Text Description automatically generated

 

Neste momento, 18,6% de todo o talento tecnológico em Portugal está a trabalhar à distância para empresas de outros países. Apenas 8,9% de toda a força de trabalho em Portugal nesta indústria provém de outros países, contra uma média de 12% na Europa e 38% na América do Norte. As próprias empresas portuguesas não se têm adaptado à globalização do trabalho tecnológico e com um aumento do salário até +36,5% face ao ano passado, o que causa um enorme impacto tanto na disponibilidade de talento local como nos salários locais é o que as empresas portuguesas estão a começar a perceber.

Tem sido bastante claro em Portugal que empresas estrangeiras sabem disso e têm feito movimentos muito agressivos na contratação de profissionais de tecnologia altamente qualificados.

Também não é de estranhar que a indústria tecnológica tenha mostrado uma recuperação pós-pandemia muito forte e, no final de 2021, a necessidade de profissionais técnicos altamente qualificados foi maior do que nunca. A procura de profissionais qualificados chegou a crescer em 191% face ao mesmo período do ano anterior.

Entre as soft skills mais procuradas estão:

  • Resiliência
  • Pensamento crítico
  • Trabalho em equipa
  • Comunicação
Ler Mais