
Atenção, greve geral prolonga-se até amanhã (sexta-feira). Saiba quais os serviços afectados
No seguimento da greve geral convocada pela CGTP e UGT para hoje, contra a proposta laboral do Governo, alguns sindicatos da Administração Pública estão a convocar uma nova paralisação para amanhã, sexta-feira, que pode condicionar o funcionamento de alguns serviços públicos.
Segundo o jornal Expresso, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) anunciou uma greve nacional de enfermagem para amanhã entre as 8h e as 24h. O objectivo é pressionar o Governo a responder às reivindicações da classe, nomeadamente as negociações do Acordo Colectivo de Trabalho.
Contudo, o sindicato garante que os serviços mínimos serão respeitados, nomeadamente nas áreas críticas como urgência, emergência, oncologia, recolha de órgãos e serviço de sangue.
Além do Sindepor, também o SITOPAS (Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoio Social) decretou greve para 12 de Dezembro, das 00:00 horas às 24:00 horas, para os trabalhadores da Administração Pública Central, Regional e Local, outros trabalhadores abrangidos pelo âmbito estatuário do sindicato (com excepção dos trabalhadores das Unidades Locais de Saúde, EPE), independentemente da natureza do vínculo e contrato de trabalho, sejam de carreiras gerais, especiais e subsistentes, dos serviços da Administração Directa e Indirecta do Estado.
A paralisação terá impacto em vários serviços públicos, como escolas, repartições de Finanças, serviços de Segurança Social, e serviços municipais como a recolha de lixo.
Muitas escolas alertaramos encarregados de educação para a possibilidade de estarem fechadas não só hoje mas também amanhã.