B-Training, Consulting: A confiança como factor de satisfação dos colaboradores

A B-Training, Consulting pauta a sua actuação por uma cultura de grande proximidade entre todos os colaboradores, tanto na modalidade de trabalho presencial como, mais recentemente, na modalidade de teletrabalho.

 

Focada na área da consultoria e formação profissional, esta empresa participa no Índice da Excelência uma vez que, ao ter introduzido a modalidade de teletrabalho desde Março de 2020, sentiu a necessidade de avaliar o clima organizacional junto de uma entidade independente. Conforme refere a B-Training, Consulting, «este estudo foi fundamental para avaliarmos o índice de satisfação interno dos nossos colaboradores e termos, em simultâneo, uma visão do posicionamento da nossa organização face às restantes empresas».

A B-Training, Consulting procura implementar um modelo estratégico de gestão de recursos humanos assente na evolução dos processos de organização do trabalho e num fluído fluxo de comunicação organizacional.

O desenvolvimento de competências tem sido um dos pilares fundamentais da empresa. Segundo fonte da B-Training, Consulting, este é «um processo que começa na selecção e recrutamento dos nossos colaboradores. Procuramos não ter unicamente em conta as qualificações e competências do colaborador a contratar; o nosso foco nos processos de R&S passou a incidir mais sobre os valores de vida, os comportamentos e as atitudes da pessoa a contratar. Esta será a base para todo o desenvolvimento e alinhamento futuro de competências na nossa organização».

A empresa considera também que a confiança tem sido outro pilar fundamental, que ganhou ainda mais importância quando a empresa se viu forçada a implementar o modelo de teletrabalho. «O mercado sempre esteve em constantes mutações e as necessidades de inovação sempre foram elevadas. No entanto, sem o efectivo desenvolvimento, junto dos nossos colaboradores, de valores como a autonomia e a responsabilização, acreditamos que seria mais difícil para todos termos o alinhamento enquanto equipa para respondermos de forma imediata e com tanto sucesso aos desafios que o confinamento e teletrabalho nos lançaram.»

A coesão social é apontada como outro factor importante para desenvolver junto dos colaboradores um sentimento de inserção e pertença. Cada um deverá procurar o seu crescimento e evolução constante, ajudando em simultâneo os colegas neste processo. A política remuneratória é ajustada tendo como base o princípio de meritocracia e o justo reconhecimento do esforço desenvolvido por cada pessoa e pelo grupo.

No actual contexto pandémico, a B-Training, Consulting considera que o principal desafio é perceber-se qual a modalidade de trabalho a adoptar no futuro, tendo em conta os interesses, necessidades e caraterísticas de cada colaborador. «Estes dois anos de teletrabalho vieram mudar muitas rotinas na vida de cada uma das nossas pessoas, pelo que nesta fase, o desafio passa por encontrar uma solução que vá ao encontro do desejo de cada uma.»

Também a cultura empresarial e o modelo de liderança tiveram de se ajustar às caraterísticas do teletrabalho, sendo este «o momento para avaliarmos os impactos desta mudança e de reflectirmos sobre o período pós-pandemia que todos queremos que chegue o mais breve possível».

A nível externo, a empresa considera que, a médio/longo prazo, ainda não é totalmente claro o impacto que a pandemia vai ter em termos económicos e sociais.

«Tem sido um período de grandes mudanças nas nossas vidas, com avultados gastos ao nível do sistema de saúde e com alguns sectores empresariais a serem penalizados, pelo que as consequências futuras ainda são muito imprevisíveis».

Já a nível interno, a prioridade da B-Training, Consulting é manter um circuito de comunicação sólido com os colaboradores, percebendo as necessidades de cada um e qual o regime de trabalho que cada colaborador prefere para o futuro, de modo a que se mantenha o alinhamento correcto na execução dos projectos.

Apesar da pandemia, nestes últimos dois anos, a B-Training, Consulting desenvolveu um ciclo de webinares que estão disponíveis para consulta, onde a empresa deu visibilidade a todos os seus colaboradores. «Todos tiveram a oportunidade de tratar temas da sua especialidade, representando a empresa com um elevado sentido de responsabilidade e profissionalismo.»

O objectivo desta iniciativa foi, para a B-Training, Consulting, «dar o nosso contributo, de forma gratuita, a todos os profissionais que trabalham nas nossas áreas de actuação». O impacto foi «deveras positivo e deixou na nossa equipa um sentimento de dever cumprido, numa fase tão difícil em que a interajuda global foi determinante».

Quando questionada sobre o que os colaboradores mais valorizam, a B-Training, Consulting destaca a confiança, acrescentando que este factor faz com que as pessoas se sintam mais autónomas e responsáveis no desempenho das suas tarefas, possibilitando assim a continuidade do seu processo de crescimento e evolução.

Por outro lado, também a comunicação interna é muito valorizada. Desde o dia 16 de Março de 2020, toda a equipa realiza um briefing diário matinal para falar dos mais diversos assuntos. Além disso, existem reuniões de equipa com muita regularidade e reuniões individuais sempre que se justifica.

Estas práticas resultam da pandemia, que tornou real o trabalho à distância. «Foi demonstrado que é viável para a empresa e para os colaboradores. A resposta que todos nós, enquanto equipa, demos a este desafio, foi extremamente positiva. Conseguimos manter o nosso alinhamento e cultura empresarial e reforçámos ainda mais os fluxos de comunicação.»

«O futuro passará sempre por termos uma componente de trabalho à distância, alternado com o trabalho presencial», acrescenta a B-Training, Consulting.

Sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional numa altura em que muitas vezes a casa e o escritório se confundem, a B-Training, Consulting afirma que os colaboradores são unânimes ao referirem que este equilíbrio é, agora, maior. Referem que «o tempo que antes se despendia nas deslocações para o trabalho é agora aproveitado para actividades lúdicas que energizam a mente e o corpo para o dia de trabalho».

 

Este artigo foi publicado no Especial Índice da Excelência, na edição de Fevereiro (nº.134)  da Human Resources, nas bancas.

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