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Baixa performance não é (sempre) sinónimo de maus profissionais. Tente isto na gestão dos “elos mais fracos”
Contratou alguém com um currículo brilhante e boas referências, mas que não corresponde às expectativas nem trouxe os resultados esperados? Não fazer nada não é opção.
De acordo com o site “Fast Company”, tudo começa com uma mudança de mindset: olhe para esse trabalhador como uma pessoa e não como um número. Completado este passo, há boas notícias: existem, pelo menos, três dicas que podem ajudá-lo a gerir melhor os colaboradores com baixa performance. Veja abaixo:
1- Acredite que querem ser bem-sucedidos. Identifique as causas para o fraco desempenho e concentre-se nas qualidades do funcionário e aspectos que podem ser aperfeiçoados. Faça sobressair o melhor de cada um e seja motivador.
2- Catapulte-os para o sucesso. Embora o colaborador seja, em grande parte, responsável pelo seu sucesso, o contrário pode indicar uma fraca liderança. Assim, deve definir objectivos claros e certificar-se de que disponibiliza todos os recursos e ferramentas necessárias para que os seus funcionários sejam bem-sucedidos.
3- Seja transparente. As conversas incómodas fazem parte do processo e são essenciais para evitar conflitos e mal-entendidos. Seja directo, empático e dê feedback constante. Agende avaliações de desempenho regulares, por exemplo.