Banca não está preparada para avalanche de informação
O estudo apresentado pela consultora IDC e patrocinado pela IBM mostra que os bancos que operam em Portugal não estão preparados «para o crescimento exponencial da informação» em curso.
O estudo ‘Novos Desafios e Tendências da Banca Multicanal’ da IDC, patrocinado pela IBM e divulgado na quarta-feira no IBM & IDC Executive Meeting, em Lisboa, revela que a banca presente em Portugal não está preparada «para o crescimento exponencial da informação, para a utilização das redes sociais e para a diminuição da fidelidade dos clientes».
Gabriel Coimbra, general manager da IDC Portugal, em comunicado, centrou o objecto do estudo: «Procurámos saber como os gestores dos nossos bancos pensam usar os variados canais, como o Mobile Banking, Internet Banking, Contact Center e Multibanco nos próximos anos, sabendo que a economia nacional vive a mais grave crise dos últimos cem anos e que, neste contexto, a actividade das instituições bancárias no território nacional foi seriamente afectada por esta conjuntura negativa».
Segundo a IBM/IDC, «as instituições bancárias consideram a adopção de soluções tecnológicas muito importante para colmatar algumas lacunas» relacionadas com recolha de informação de clientes ou com «a detecção precoce de problemas relacionados com a experiência do cliente».
O estudo também aponta para melhorias na área do Mobile Banking e de Internet Banking nos próximos 12 meses, com 67% das instituições bancárias a planear aumentar «o investimento no desenvolvimento de soluções para smartphones» e tablets; ao passo que 58% pretende «reforçar o investimento em soluções que possibilitem a criação de uma visão integrada dos seus clientes», como uma aposta em soluções de customer analytics.