Banco Credibom: Cultura organizacional de proximidade

O Credibom tem como principal objectivo o de «promover as melhores condições de desenvolvimento profissional, de todos os que integram a organização».

Para além da promoção das melhores condições aos seus colaboradores, a proximidade é outro dos focos principais do Banco Credibom, no que toca à sua cultura organizacional. Nesse sentido, a empresa empenha-se em «reforçar, anualmente, o posicionamento no mercado em que actuamos, com a ajuda dos nossos colaboradores. Temos iniciativas implementadas em áreas como novas formas de trabalho, comunicação interna, formação e políticas de remuneração e benefícios, que consideramos bastante atractivas para quem já trabalha no banco e para quem pretende ingressar nas nossas equipas», refere Gilbert Ranoux, CEO do Banco Credibom. Para além disso, o responsável salienta «uma cultura de comunicação e partilha de conhecimento entre áreas. Somos uma empresa muito focada na concretização dos nossos objetivos e na forma como os alcançamos. No nosso ADN temos o trabalho de equipa, que é vital para o nosso contínuo sucesso.»

No que diz respeito à gestão de Pessoas, a estratégia da empresa é muito clara, e conta com a opinião e o envolvimento de todos os colaboradores, tal como explica Gilbert Ranoux: «uma das formas que temos para proporcionar este envolvimento é a criação de grupos multidisciplinares de colaboradores de diferentes áreas para discutir iniciativas a implementar, por exemplo, no nosso plano estratégico a médio e longo prazo».

O CEO do Credibom destaca ainda algumas das boas práticas implementadas, no último ano, decorrentes dos novos modelos de trabalho, nomeadamente «o teletrabalho – uma forma de trabalho já implementada pela empresa antes da pandemia, em que é possível trabalhar mais dias neste regime, permitindo um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores e, a nível formativo, o desenvolvimento profissional. Através da identificação do gap individual, em termos de perfil de competências definidas para cada função, criámos planos de acção individuais de formação, numa perspectiva a média prazo, com o intuito de potenciarmos o talento de cada colaborador». Neste âmbito, a vasta oferta formativa da organização em diferentes formatos, como por exemplo, no acesso a plataformas de formação mooc e e-learning, com cursos em diferentes áreas, permite que cada um tenha liberdade em escolher os temas que pretende aprofundar.

De destacar ainda que para o Credibom, a saúde mental dos colaboradores não é negligenciada «lançámos no início de 2023, o programa de Mental Health com o objectivo de apoiar os colaboradores nestas questões, através do acompanhamento individual por profissionais desta área. Estamos igualmente atentos sobre os impactos do actual contexto económico na vida dos colaboradores e como podemos apoiá-los nesta fase.», acrescenta Gilbert Ranoux.

 

Feedback positivo
De acordo com estudos recentes, recolhidos internamente, o feedback dos colaboradores relativamente às iniciativas do banco tem sido bastante favorável, principalmente no que concerne à formação, à política de teletrabalho – de como este modelo potencia o equilíbrio entre as mais diversas áreas da vida do colaborador e, por fim, à possibilidade da participação activa nos projectos da empresa e de como isso influencia na motivação de cada um.

 

Este artigo foi publicado na edição de Abril (nº.148) da Human Resources.

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