Bernardo Sottomayor e José Rodrigues Jesus nomeados para administração BCP

O Estado nomeou como representantes no conselho de administração do BCP Bernardo Sottomayor e José Rodrigues Jesus, anunciou a instituição financeira, em comunicado enviado à CMVM.

No documento comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BCP informou que o Estado procedeu à escolha dos seus representantes, ambos administradores não executivos, tendo José Rodrigues Jesus também assento na comissão de auditoria.

Tendo em conta o recurso do BCP ao fundo público de recapitalização, o Estado ficou com direito de nomear membros não executivos para os órgãos de administração do banco e/ou órgãos de fiscalização enquanto durar o investimento público.

Os representantes do Estado nos bancos asseguram o cumprimento do plano de recapitalização e das obrigações das instituições que acedem ao investimento público. Elaboram ainda um relatório mensal que enviam para o ministério das Finanças e para o Banco de Portugal e informam estas duas instituições de qualquer facto relevante que ocorra nos bancos.