Boas Práticas: Foco na melhoria contínua

 

As profundas alterações que o mercado farmacêutico tem vindo a sofrer fez com que, há cinco anos, a Generis implementasse o programa BIC – Best in Class. É um programa de melhoria continua que pressupõe o envolvimento das equipas, das chefias e da gestão de topo para ser bem sucedido.

Por Ana Leonor Martins

Recentemente, a Generis foi distinguida nos prémios Kaizen Lean 2016, na categoria Excelência no Sistema e Melhoria Contínua. Pedro Moreira da Silva, director da Unidade Negócio Industrial & Operações da farmacêutica, acredita que este reconhecimento se deve ao facto de terem conseguido, ao longo dos últimos quase cinco anos, implementar e desenvolver transversalmente na unidade de negócio, com sucesso, os pilares fundamentais em que assentam os princípios Kaizen Lean: o envolvimento das equipas, o desenvolvimento das chefias e a realização de projectos de melhoria focados, de uma forma estruturada e devidamente suportada pela gestão de topo.

O foco na melhoria contínua fez com que no final de 2012, como resultado de uma necessidade identificada, relacionada com a baixa eficiência operacional e a reduzida capacidade produtiva instalada face aos desafios que se perspectivavam, a farmacêutica implementasse internamente o programa BIC – Best in Class. «O programa BIC englobou no seu início uma componente estrutural, que culminou no aumento da sua plataforma industrial, uma componente relacionada com gestão dos colaboradores, focada no desenvolvimento de competências e na criação de um novo modelo de avaliação de desempenho e, claro, a vertente da melhoria contínua», esclarece Pedro Moreira da Silva.

Leia a reportagem na íntegra na edição de Junho da Human Resources.

Veja também estes artigos.

Ler Mais