BPI, Fundação ”la Caixa” e Fundação para a Ciência e a Tecnologia apoiam com 2,5 milhões de euros as regiões do interior de Portugal

O BPI, a Fundação ”la Caixa” e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vão apoiar um total de 10 projectos-piloto, seis ideias inovadoras e três projectos de investigação e desenvolvimento (I&D) mobilizadores no âmbito da terceira edição do Programa Promove.

A atribuição conjunta de apoios a fundo perdido supera os 2,5 milhões de euros e resulta do acordo celebrado em 17 de Junho de 2020, em que a FCT se comprometeu a igualar o valor dos recursos que a Fundação ”la Caixa” viesse a alocar aos projectos vencedores.

Criado em 2018, o Programa Promove tem o objectivo de estimular iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior de Portugal, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Além do concurso destinado a projectos-piloto inovadores e do concurso de ideias destinado a estudantes de instituições de ensino superior, a parceria com a FCT resultou na abertura de uma nova linha de apoio a projectos de I&D mobilizadores, que visa a promoção da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação em domínios estratégicos definidos pelo Governo português para a valorização das regiões do interior, incluindo: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

 No total, foram recebidas sessenta e oito candidaturas de projectos-piloto, uma subida superior a 50% face a 2019, catorze propostas de ideias e dezasseis candidaturas à nova linha de projectos I&D mobilizadores.

Após a avaliação das candidaturas apresentadas às duas linhas de projectos, baseada em critérios de qualidade, inovação, impacto no território, sustentabilidade e potencial de desenvolvimento, o júri do Programa Promove selecionou dez projectos-piloto e três projectos I&D mobilizadores de centros de investigação, distribuídos pelas regiões Norte, Centro e Alentejo.

Foram também seleccionadas seis ideias apresentadas por estudantes de universidades ou politécnicos do Norte, Centro e Alentejo, com base em critérios relacionados com a sua qualidade e exequibilidade, o grau de inovação e o potencial contributo para o desenvolvimento do território.

Ler Mais