Caderno: Igualdade de género

Enquadramento:

2015 não foi o ano das CEO

No ano passado, menos de 3% dos CEO contratados pelas maiores empresas do mundo são mulheres, a percentagem mais baixa desde 2011.

Casos:

CITE

Os usos do tempo de homens e de mulheres em Portugal e a relação entre trabalho pago e trabalho não pago de cuidado são temas aos quais a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) se dedica.

A conciliação entre a vida profissional e a vida familiar
é um dos maiores desafios do nosso tempo por parecer ser chave na
resolução das desigualdades persistentes entre mulheres e homens.

CTT

A questão da igualdade de género, nos CTT, é vista quer do ponto de vista formal, quer ao nível mais profundo, dos valores praticados pela empresa.

As políticas de reforço da igualdade de género, promovidas de forma oficial, não substituem os esforços feitos a nível da cultura organizacional para promover essa igualdade, que vão da comunicação interna à composição do Conselho de Administração.

EDP

A EDP é uma empresa socialmente responsável que incorpora na sua missão e valores os princípios da Diversidade e implementa práticas neste domínio – garantindo o respeito e a dignidade de todas as pessoas no local de trabalho.

Dada a crescente relevância desta temática para a EDP, no final do
ano passado foi criada a área de Diversidade e Inclusão (D&I) na direcção de Recursos Humanos Corporativos. Com a principal missão de garantir a promoção e incorporação de uma cultura de diversidade e inclusão baseada no respeito pelo ser humano, que esteja presente na identidade do Grupo EDP e na gestão dos seus colaboradores e colaboradoras e sirva como referência para a actuação interna e externa da organização.

Montepio

Para a Caixa Económica Montepio Geral é importante ter a percepção exacta do tema igualdade de género, de modo a conseguir implementar um plano de acção transparente e accionável.

Cada vez mais as empresas dão importância e valor ao tema da igualdade de género e a Caixa Económica Montepio Geral, responsável pela actividade bancária do Grupo Montepio, não é diferente, como explica Catarina Horta, directora de Recursos Humanos da instituição bancária.

REN

Um passo à frente do estigma. Combater a discriminação entre homens e mulheres no local de trabalho e promover a igualdade de género: foi este o desafio que a REN lançou ao grupo de trainees que ingressaram na empresa em Setembro de 2015.

A escolha deste tema esteve associada aos objectivos do Eixo Igualdade do Programa NÓS, que, criado em 2014, tem a ambição e o propósito de ser um elemento estruturante na resposta aos compromissos da REN com os temas da diversidade, igualdade e inclusão enquanto drivers importantes da própria gestão do dia-a-dia da empresa.

Saiba tudo na edição de Julho/Agosto da Human Resources.

Ler Mais