
Campanha escolar da Auchan e AMI angariou mais de 80 mil euros e vai apoiar 3400 crianças
A Auchan Retail Portugal e a AMI dão por concluída a campanha escolar de 2025, que angariou um total de 80.133 euros através da venda de 54.259 vales. Com esta doação, que a Auchan duplicou, o valor total foi de 160.266 euros, que vai permitir apoiar 3400 crianças de famílias portuguesas carenciadas e garantir o material escolar essencial para um regresso às aulas com tudo o que necessitam.
O culminar desta campanha solidária aconteceu nos dias 11 e 12 de Setembro, com uma acção de voluntariado. Mais de 400 voluntários de diversas empresas reuniram-se para a montagem dos kits escolares, que decorreu nos Armazéns Militares, um espaço cedido pelo Estado-Maior do Exército no Regimento de Transportes do Exército Português, em Lisboa. Estes kits serão posteriormente entregues às crianças e jovens apoiados pelos centros ‘Porta Amiga’ da AMI em todo o país.
«O regresso às aulas acarreta um encargo financeiro extremamente elevado para uma grande parte das famílias portuguesas e as dificuldades económicas representam um fator de exclusão para milhares de alunos, pelo que esta campanha de angariação de material escolar em parceria com a Auchan tem sido essencial na promoção de um acesso mais inclusivo à educação para as crianças que apoiamos, permitindo-lhes também uma maior igualdade de oportunidades», refere Ana Nascimento, directora de Acção Social Nacional da AMI.
Desde a primeira campanha, em 2009, já foram distribuídas mais de 58 mil mochilas, totalizando mais de dois milhões de euros em material escolar doado, um testemunho do compromisso contínuo da Auchan e da AMI com a educação e o futuro das crianças portuguesas.
«Esta campanha escolar que fazemos anualmente é fundamental para a nossa missão de ajudar quem mais precisa. O sucesso da edição de 2025 demonstra, uma vez mais, a importância da colaboração entre empresas e o envolvimento das comunidades para a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos», afirma Ana Rita Cruz, directora de Responsabilidade Social da Auchan Retail Portugal.
A campanha escolar é uma iniciativa anual da Auchan, realizada em parceria com a AMI, que visa apoiar as crianças e jovens de famílias carenciadas no regresso às aulas.