Carla Marques, Intelcia Portugal: «Um cenário em que a incerteza é a única certeza»

Carla Marques, CEO da Intelcia Portugal, defende que «ao analisar os resultados do barómetro Human Resources, fica claro que a incerteza é a única certeza dos gestores actuais. Se, por um lado, as respostas dão alguns sinais de optimismo quanto ao posicionamento das empresas face à necessidade de aumentos salariais (mais de 80%), por outro lado, a necessidade de compensar a inflação apresenta uma perspectiva significativamente diferente (apenas 37%)».

 

«Ao analisar os resultados do barómetro, fica claro que a incerteza é a única certeza dos gestores actuais. Todos procuramos um olhar optimista sobre o futuro próximo, no entanto, a situação geopolítica actual aconselha prudência sobre as perspectivas de evolução do mercado.

Se, por um lado, as respostas dão alguns sinais de optimismo quanto ao posicionamento das empresas face à necessidade de aumentos salariais (mais de 80%), por outro lado, a necessidade de compensar a inflação apresenta uma perspectiva significativamente diferente (apenas 37%).

Verificamos o mesmo fenómeno na variação do emprego, quando apenas 25% dos inquiridos acreditam que vai crescer em Portugal, comparado com 67% dos que respondem que, nas suas organizações, o emprego irá certamente crescer.

Existe, no entanto, uma perspectiva que é comum: a necessidade de reter talento. Neste ponto específico, parece-me claro que as organizações deverão, ao contrário do que tem sido comum, preparar as suas lideranças intermédias, aquelas que gerem a “linha da frente”, com mais ferramentas e competências, sejam do ponto de vista da gestão de pessoas ou da organização do trabalho.

Nos dias que correm, com uma concorrência por talento cada vez mais globalizada, o que fará a diferença será, com certeza, a capacidade de as organizações entenderem de facto o que é valorizado pelas suas pessoas de forma a competir não apenas pelos salários, mas pelo sentido de pertença que todos buscam.

Embora os resultados nos mostrem um cenário de prudência, continuo a acreditar no optimismo e expectativa que um novo ano sempre traz.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.144) da Human Resources, no âmbito da XLIV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais